Hospital Regional Já: Presidente do Poder Legislativo fala sobre os desdobramentos da campanha

por Imprensa publicado 23/05/2023 19h55, última modificação 25/05/2023 18h43
Novidades a respeito da abertura do hospital foram compartilhadas na tribuna. O tema rendeu debate entre vereadores

Na sessão desta terça-feira, 23/05, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, utilizou a tribuna para apresentar alguns encaminhamentos que vem sendo noticiados a respeito da situação do Hospital Regional.

Em sua fala, ele recordou duas publicações de um portal de notícias local, que falavam sobre a medida judicial que o governo do estado tomou contra a construtora e sobre o início de uma reforma emergencial no Hospital. “Parece que todo aquele movimento que realizamos já começa a surtir efeitos. A luta desta casa, dos vereadores e todas as lideranças que estão brigando pela imediata entrega do Hospital Regional acaba tendo respostas, por mais que seja pela imprensa”, pontuou.

Além disso, ele lembrou das demais ações que foram fruto da reunião de trabalho da campanha Hospital Regional Já!. “Daquele dia até hoje já tivemos alguns encaminhamentos. Já solicitamos uma audiência com o governador e estamos aguardando retorno, juntamente com todas as lideranças regionais” compartilhou. Pedro recorda que é a necessidade desse encontro com o executivo estadual é urgente. Para ele, é necessário dar respostas para a população, principalmente quem está aguardando vagas de internamento.

“Nós não temos vagas de internamento. Vamos continuar com a campanha Hospital Regional Já! Não vamos recuar. São poucas respostas, mas alguma coisa estamos começando a ver. Precisamos de respostas mais firmes e verdadeiras, porque de promessas o povo de Guarapuava já está cheio”, completa.

Vereadores apoiam

Profª Bia (MDB) citou que o Hospital Regional está sendo chamado de Elefante Branco, uma expressão que remete a obras cujo custo é desproporcional à sua utilidade ou valor para sociedade. Para ela, as ações tomadas na audiência pública e na reunião de trabalho foram os passos iniciais para as respostas de hoje. "Não podemos deixar ele lá nesse estado. O que fizemos em Curitiba foi uma pequena sementinha que plantamos e agora começa a dar resultado”, comentou

A vereadora também se dirigiu a quem criticou as iniciativas que cobram o pleno funcionamento do Hospital Regional. “Às vezes as pessoas falam ‘não adianta fazer isso, não vai dar em nada’. Tem que fazer sim! A nossa função como representantes da população que precisa de saúde é fazer isso”, ponderou.

Elcio Melhem (Podemos) elogiou as ações tomadas e disse que a situação atual do Hospital Regional é triste. Ele também sugeriu convidar mais poderes para participar da campanha. “Eu acho que temos que bater às portas do Ministério Público, trazê-los para essa briga também”, sugeriu.

Hospital Regional  e os cursos de medicina

Dr. Rodrigo Crema (União Brasil) mais uma vez lembrou que o Hospital Regional fechado impede que a saúde de Guarapuava avance. Ele comentou sobre os cursos de Medicina, que possuem alunos que precisam fazer as partes práticas de sua formação e não tem o hospital-escola à disposição. ”Nos temos alunos do sexto ano de medicina que não tem onde praticar medicina. É um absurdo uma cidade com dois cursos não ver uma melhora na qualificação e quantificação nos atendimentos”, disse.

Professora Terezinha (PT) concordou. Para ela, a fala de Rodrigo Crema expõe uma realidade no município. “Tem gente querendo trabalhar para melhorar a área médica e temos dois cursos de medicina. É uma realidade que não podemos melhorar. É preciso que esse hospital venha funcionar com 100% de sua capacidade”, complementou.

registrado em: