Audiência Pública do Hospital Regional é marcada por união e cobranças

por Imprensa publicado 18/04/2023 16h05, última modificação 25/05/2023 18h42
Vereadores presentes exigiram o pleno e imediato funcionamento do Hospital Regional

Os anos de promessas não atendidas à população da região Centro-sul e a sobrecarga da rede hospitalar em Guarapuava tomaram conta do debate durante a audiência pública sobre o Hospital Regional na Assembleia Legislativa do Estado (Alep).

Contando com a presença de vereadores, deputados estaduais, conselheiros de saúde e representantes da sociedade civil organizada, o evento foi marcado por cobranças para o pleno funcionamento da instituição.

Durante a audiência a situação da saúde em Guarapuava foi apresentada. Um fato bastante destacado foi o Hospital Regional, que já passa a ser chamado de elefante branco, não estar aberto à população. Isso seria o motivo para sobrecarregar as demais unidades de saúde da cidade.

Estiveram presentes o Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, e as vereadoras, Profª. Bia (MDB), Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT). Cristina Silvestri (PSDB), Doutor Antenor (PT) e Requião Filho (PT), representaram o Legislativo Estadual. A audiência contou também com as presenças do Presidente do Conselho Saúde de Guarapuava, Joarez Camargo, o Conselheiro Municipal de Saúde, Altair Angelo dos Santos, a presidenta do Partido dos Trabalhadores em Guarapuava, Neusa Scos, e o ex-provedor da Santa Casa de Irati, Germano Strasman.

Falta de recursos

Atendendo atualmente somente pela Central de Leitos, a estrutura básica da instituição vem deixando a desejar. Profa. Bia (MDB) expôs alguns relatos que recebeu. "Para se ter ideia, eles não possuem telefone fixo. Os funcionários têm que usar a linha particular para resolver assuntos do hospital", revelou.

Para a vereadora, o Governo do Estado está mais preocupado em fazer propaganda nas redes sociais do que responder às demandas da saúde da 5a regional.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, Pedro Moraes, cobrou uma posição da Secretaria de Saúde. Ele destacou a ausência de um representante do Executivo Estadual. “Isso passa um recado de que esse não é um tema caro para eles, que não é importante”. Sua colega, Professora Terezinha (PT),  lembrou que dos 150 leitos prometidos, apenas 8 estão funcionando.

Além disso, ela também ressaltou que o dinheiro tem sido mal investido até o momento. "Queria lembrar ao Governador Ratinho Júnior e ao Secretário Beto Preto que esse dinheiro não pertence a eles, pertence ao povo", completou a vereadora.

Cris Wainer (PT) recordou que são em momentos como esse que a população tem direito de cobrar aos seus representantes, sejam eles deputados ou vereadores uma resposta. “Como você explica para uma mãe, que está com um filho aguardando uma UTI pediátrica, que vai ter que se locomover com toda a família para a capital do estado porque a Central de Leitos não aprovou a entrada do filho no Hospital Regional?”, indagou.

Deputados somam à causa

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou números da defasagem de leitos no município. Além disso, ela destacou a importância que o pleno funcionamento da Instituição apresenta também para a formação de profissionais da saúde para o estado do Paraná. “O funcionamento do Hospital Regional vai impactar enormemente o curso de medicina de Guarapuava, um sonho de toda a nossa população”, apontou.

Outro representante guarapuavano na Alep, Dr. Atenor (PT) diz que a origem desses problemas estão nas políticas de austeridades implementadas nos últimos anos. “Não se faz saúde sem recursos públicos. O maior tesouro de um ser humano não seu carro, sua casa, seu dinheiro. É sua vida”, protestou.

Presidindo a audiência, o deputado estadual Requião Filho (PT) elogiou a iniciativa do Poder Legislativo de Guarapuava de articular o evento junto a seu mandato. Além disso, também buscou se dirigir ao Governo do Estado. “Não é ameaça a políticos, a gestores de hospitais, que vão resolver a situação. Não dá para tapar o sol com a peneira”, completou.

Próximos passos

Ao final da audiência pública foram revelados os encaminhamentos fruto das discussões:

• Pedido para a presidente da Comissão de Saúde da Alep, Márcia Huçulak (PSD), para uma visita aos hospitais de Guarapuava, como forma de aprofundar a situação.

• Reunião com vereadores e representantes dos conselhos de saúde da região para aprofundamento no assunto

• Também deverá ser realizada uma reunião na região com a convocação dos Conselhos

• Envio de ofícios ao Ministério Público e à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS).

Hospital Regional Já

O Poder Legislativo de Guarapuava iniciou na última segunda-feira, 17/04, uma campanha pelo pleno funcionamento do Hospital Regional. Toda a população está convidada a participar.

Confira mais fotos do evento

registrado em: