Hospital Regional de Guarapuava tem dez novos leitos, anuncia Governo do Estado

por Imprensa publicado 05/07/2023 14h05, última modificação 05/07/2023 14h17
No final de semana de 01 e 02/07 o Hospital Regional de Guarapuava realizou as primeiras cirurgias. Mas a campanha Hospital Regional Já! continua
Hospital Regional de Guarapuava tem dez novos leitos, anuncia Governo do Estado

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Nesta segunda-feira, 03, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) anunciou a realização das primeiras cirurgias no Hospital Regional Deputado Bernardo Ribas Carli, também conhecido como  Hospital Regional de Guarapuava, que deverá atender os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. Além disso, o anúncio revela a disponibilização de dez novos leitos de urgência e emergência.

Fato que permite o atendimento de pacientes que necessitem de serviços de baixa e média complexidade. De acordo com a pasta, isso vai possibilitar a realização de 120 atendimentos por mês, entre cirurgias eletivas e gerais, atendimentos de psiquiatria, endoscopia, colonoscopia e ultrassom.

Vale ressaltar, que os pacientes ainda são encaminhados via central de leitos. Com os novos leitos abertos essa semana, o total sobe para 60, número ainda abaixo dos 150 previstos no projeto inicial do Hospital Regional de Guarapuava.

Hospital Regional Já!

Após ser aberto emergencialmente para atendimentos de pacientes com covid, durante a pandemia, o hospital precisou passar por adequações. Equipes técnicas da SESA constataram irregularidades nas obras, que estavam sendo executadas por empresa terceirizada, em maio. A partir disso, o estado assumiu a reestruturação, que culmina no anúncio feito nesta semana.

Coincidentemente ou não, os fatos ocorreram após a criação da campanha Hospital Regional Já! encabeçada pelo Poder Legislativo de Guarapuava. Além de uma audiência pública que discutiu o tema na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi realizada uma reunião de trabalho com lideranças de cidades que fazem parte da 5ª regional de saúde, no começo de maio. Uma agenda com o Governador Ratinho Jr. ainda é esperada por quem participou do encontro.

O presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, foi uma das vozes mais ativas na campanha. “Recebemos com satisfação a notícia desses novos leitos e cirurgias, mas ainda está muito longe da abertura total, que é o que a população precisa. Vamos continuar essa luta, porque é a saúde de nossa cidade e todos os 500 mil habitantes da região que depende disso”, refletiu.

10 anos a espera do Hospital Regional de Guarapuava

Desde que foi anunciado pela primeira vez em 2013, a situação do Hospital Regional de Guarapuava teve um histórico conturbado:

2013 - Em visita a Guarapuava, ex-Governador Beto-Richa anuncia a construção;

2014 - Obra tem licitação autorizada pelo Governo do Estado;

2015 - lançamento da pedra inicial, anúncio como maior obra da área da saúde no Paraná e maior investimento já feito na cidade;

2017 - Previsão inicial da licitação, 720 dias, estava atrasada. Novas datas de entrega eram definidas e seguiam sendo adidas;

2018 - A Procuradoria Geral do Estado identificou problemas no projeto, travando a construção. Questões envolvendo um aditivo contratual estavam sendo discutidas. Na época, a entrega da obra estava prevista para 2019 e acabou adiada;

2019 - O Poder Legislativo de Guarapuava realizou uma audiência pública sobre os rumos do Hospital Regional. Ainda durante esse ano, em julho, o problema com o aditivo contratual foi resolvido e uma nova previsão, de 6 a 8 meses foi criada;

2020 - A obra ainda estava inacabada em abril, um mês após a previsão que havia sido feita. Em julho, uma ala do hospital foi aberta emergencialmente para atendimento de pacientes de Covid-19.

2022 -  Vereadores encontram hospital completamente fechado, em uma visita em maio. Um mês depois a Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná) passa a administrar o Hospital Regional de Guarapuava e realizar atendimentos via central de leitos.

2023 - Audiência é realizada na Alep. Poder Legislativo de Guarapuava inicia a campanha Hospital Regional Já! e realiza uma reunião com lideranças dos 20 municípios da região. A SESA encontra problemas na obra de readequação e reassume controle. Novos leitos são anunciados, chegando a 60, número inferior aos 150 do projeto inicial.

registrado em: