VEREADORES COBRAM INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL

por imprensa — publicado 16/05/2019 13h52, última modificação 16/05/2019 13h52

A saúde pública guarapuavana está passando atualmente por uma crise devido a falta de leitos para internamento e a inauguração do Hospital Regional do Centro-Oeste, na Cidade dos Lagos, ajudaria a resolver o problema. Com o seu funcionamento irá beneficiar a população de Guarapuava e de mais 30 municípios da região. O hospital conta com 150 novos leitos de atendimento.
O vereador e presidente da Comissão de Saúde, Pedro Luiz Moraes (PRB), foi até a tribuna, na sessão do último dia 6 de maio da Câmara Municipal de Guarapuava, para contar que está sendo muito cobrado. “Só esse fim de semana recebi mais de dez ligações de pessoas que estavam há dois ou três dias internadas na UPA, na Unidade de Pronto Atendimento da Primavera, aguardando vagas nos hospitais”.
O vereador explica, que o Hospital São Vicente e o Instituto Virmond não estão conseguindo suprir a demanda. “Os nossos dois hospitais estão com a capacidade máxima de trabalho e estamos aí com o Hospital Regional quase pronto e queremos saber do governador quando vai ser inaugurado. Vamos cobrar porque este governo já começou devendo para Guarapuava e não vamos nos calar, porque a nossa cidade deu uma votação extraordinária para o Ratinho Junior”, frisou Pedro Moraes.
Segundo dados da obra, em dezembro de 2017 estavam executados 75,84% e, agora, em maio de 2019, com 85%. Dezessete meses depois avançou apenas 10%. Se a obra continuar neste ritmo serão necessários mais dois anos para a entrega. “Se seguir assim os 15% que faltam serão concluídos daqui 24 meses se correr tudo bem. Infelizmente essa é a verdade. E quem perde são os que realmente precisam, os mais pobres, porque quem tem dinheiro paga particular”, lamenta Pedro Moraes.
A vereadora Maria José (PSDB) informou que para a agilidade da obra existe a necessidade da liberação de um aditivo que se encontra na Procuradoria Geral do Estado. “Se aprovado o aditivo de três ou no máximo seis meses o hospital pode ser entregue à população”.
A Professora Terezinha (PT) lembrou que a obra do hospital de Paranavaí que iniciou após a de Guarapuava está praticamente concluída. “É uma questão de vontade política e tem que verificar porque estamos ficando de lado”.

COBRANÇA
O Presidente João Carlos Gonçalves (PROS) marcou uma reunião, na quinta-feira, dia 23 de maio, com os deputados. “Vamos fazer um grande movimento, chamar os prefeitos da região, as lideranças, trazer e cobrar dos nossos deputados para que a obra do hospital regional seja concluída. Lembrando que foi aqui, nesta Casa de Leis, em abril de 2012, que iniciamos a discussão, que era um sonho, e, hoje, diante desta grande necessidade de leitos em hospitais precisamos de respostas urgentes”.

ESTRUTURA
São R$ 54,6 milhões investidos na construção do Hospital Regional do Centro-Oeste para beneficiar cerca de 500 mil habitantes de pelos menos 30 municípios da região Central do Paraná. Considerado um marco na história de Guarapuava, o hospital vai diminuir a necessidade de transferir pacientes para outros centros.
O prédio tem uma área total de 16 mil metros quadrados, seis pavimentos e quatro andares. A estrutura terá 110 leitos para internamentos e mais 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - dez deles de UTI infantil. No local será oferecido atendimento de urgência e emergência, além da realização de cirurgias.
O Hospital Regional também contará com heliponto e auditório para aulas e cursos de capacitação. A unidade servirá ainda como hospital-escola para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).