Homenagem a ex-presidente reforça importância da Câmara para criação do Hospital do Câncer

por Imprensa publicado 19/02/2024 20h14, última modificação 19/02/2024 20h14
O Hospital do Câncer contou com repasses na casa das dezenas de milhões de recursos economizados da Câmara Municipal. Homenagem a João Napoleão é símbolo desse apoio

Como forma de reconhecer a um dos precursores e destacar o apoio da Câmara Municipal para sua consolidação, o Hospital São Vicente - Unidade Cidade dos Lagos realizou uma cerimônia de homenagem ao ex-presidente do Poder Legislativo João Napoleão (in memorian). A data é bastante simbólica, já que nesta segunda-feira, 19/02, foi realizada a primeira cirurgia Hospital do Câncer, como também é conhecido o local.

O evento, que aconteceu na instituição, contou com a inauguração de um busto e placa lembrando do trabalho realizado pelo político para a concretização do hospital. Familiares de João Napoleão, membros do Conselho Gestor do Hospital e vereadores das legislaturas atual e anterior, além de diversas autoridades locais, prestigiaram o descerramento da homenagem, localizada na entrada da ala de quimioterapia.

Durante o encontro, foi recordada a participação do ex-presidente no primeiro conselho do Hospital do Câncer. Além disso, o cerimonial destacou a autoria da lei que autoriza a doação do restante do dinheiro de caixa da Câmara Municipal para entidades do terceiro setor, o que possibilitou custear parte da construção do Hospital São Vicente Unidade Cidade dos Lagos e a compra de equipamentos.

Em visita às obras, em 2020, o então presidente do Legislativo mencionou o impacto que o Hospital teria para a saúde da região e reforçou a necessidade de união de forças entre o setor público e privado. “Com muita dedicação, profissionalismo, ética e responsabilidade é possível unir poderes públicos e privados, trabalhando com muita técnica e conhecimento em prol de uma causa social tão importante”, destacou à época João Napoleão.

Mais de R$ 40 milhões destinados ao hospital

Presidente do Conselho Gestor, o Sr. Odacir Antonelli, mencionou as diversas contribuições do Poder Legislativo com a iniciativa do Cancer Center, como também é chamado o Hospital São Vicente - Unidade Cidade dos Lagos. Segundo o empresário, foram mais de R$ 40 milhões que tiveram origem ou articulação da Câmara Municipal de Guarapuava.

Nesse sentido, ele lembrou que a inauguração do busto é uma forma de reconhecer essa contribuição. “Nós vamos fazer uma linda homenagem porque aqui foi trabalhado. Foi colocado muito esforço para a realização desse hospital”, pontuou.

O provedor do Hospital São Vicente, Sr. Humberto Limberger, recordou que foi professor de João Napoleão e sempre manteve sua estima por ele. “Teve sua mente, seu trabalho e objetivos voltado para o benefício do próximo. Se não fosse o poder público nós jamais teríamos construído um hospital que vai ser referência nacional”, refletiu.

Linha do tempo - repasse do Poder Legislativo ao Hospital do Câncer

Ao longo dos anos, o Poder Legislativo de Guarapuava contribui para a construção do Hospital São Vicente - Unidade Cidade dos Lagos de duas principais formas. Com recursos economizados do orçamento e repassados para a obra e a articulação de emendas parlamentares com deputados.

R$ 2,8 milhões - Fonte

Os vereadores conseguiram cerca de 27 milhões de reais obtidos por meio de emendas com diversos deputados - Fonte

R$ 5,2 milhões - Fonte

R$  5,7 milhões - Fonte

2023

Mais de R$ 4,5 milhões devolvido para a prefeitura, com R$ 3,4 já tramitando na Câmara para ser transferido ao Hospital do Câncer.

Legado para as próximas gerações

Pedro Moraes, atual presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, também aproveitou o espaço para recordar do ex-colega. Ele se disse honrado pela oportunidade de ter presidido a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara durante a construção do Hospital do Câncer. A indicação para o cargo foi feita por João Napoleão.

“Todos os dias de nossa convivência, o principal assunto, que a gente falava do Hospital do Câncer. Todos nós, um dia, não estaremos mais aqui. Mas o Hospital do Câncer estará atendendo as próximas gerações”, projetou.

Novo repasse será votado

Na sessão desta segunda-feira, 19/02, o Presidente Pedro Moraes elogiou a participação de todos os vereadores na economia e repasses de recursos para o Câncer Center.

Ele também lembrou que a Casa de Leis votará nesta terça-feira 20/02, a autorização de repasse referentes a recursos de 2022. “Nós já votamos duas vezes e vamos votar de novo esse valor de anos anteriores, e a prefeitura, por um motivo ou outro, não repassou. Então amanhã vamos votar de novo a liberação desse recurso. Estamos, novamente, pela terceira vez, a liberação do recurso do ano retrasado”, elucidou o vereador.