Curso de Medicina da Unicentro recebe nota máxima em avaliação nacional
O curso de Medicina da Unicentro, lotado em Guarapuava, recebeu nota máxima (conceito 5) na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/Enademed), ganhando notoriedade e se consolidando como um dos cursos de excelência no Paraná e no Brasil. Com base nos resultados divulgados, entre 350 cursos avaliados, o curso de Medicina da Unicentro é o 1º colocado na Região Sul, a 3ª entre as universidades estaduais do Brasil e ocupa a 7ª posição na classificação geral.
A instituição que já é reconhecida pela seriedade e compromisso com o ensino superior público e de qualidade, reforça mais uma vez o seu papel estratégico na formação de profissionais, neste caso, para a área da saúde.
Câmara parceira do ensino superior
A trajetória do curso de Medicina da Unicentro é diretamente ligada à Câmara de Guarapuava. A história passa pelas primeiras audiências públicas e reuniões, realizadas nos anos 2010, em que foram discutidas junto aos parlamentares e a população os impactos e custos que o curso traria para a região. Outro ponto marcante foi a assinatura do Decreto para a criação do curso em maio de 2018, no plenário da Casa, realizada pela então governadora do Paraná, Cida Borghetti.
Após a sua implementação, a Câmara também foi local de reivindicações por melhorias no curso. Em fevereiro de 2024, professores e alunos foram recebidos durante uma sessão da Câmara de Guarapuava para apresentarem suas reivindicações acerca do campo de estágio na cidade. Um Requerimento foi aprovado e enviado à Prefeitura com o pedido de viabilização do internato para os alunos nas unidades de saúde da rede municipal.
Os vereadores também estiveram presentes na aula inaugural de Medicina, em 2019. Além disso, em 2023 os representantes do Poder Legislativo de Guarapuava acompanharam a posse dos professores concursados que lecionam no curso.
Em todos esses momentos o legislativo esteve presente na história que o curso de Medicina da Unicentro carrega.
A Câmara de Guarapuava, junto de seus parlamentares, parabeniza a instituição por mais esta notória conquista, e agradece pelo comprometimento em desenvolver Guarapuava e sua região, não só no âmbito técnico, como também no cuidado digno com a população.
Para o presidente do Legislativo, Pedro Moraes (MDB), a cidade realiza um sonho em conjunto. “Formar médicos em Guarapuava já é uma realidade. Agora vemos que isso vem sendo feito com qualidade. Parabéns aos acadêmicos, professor e a Universidade”. refletiu. O vereador também destacou o bom desempenho do Centro Universitário Campo Real, que obteve nota 4 e está entre as 15 melhores do estado.









