Requerimento para solucionar problema de estágios do curso de medicina da Unicentro é aprovado

por Imprensa publicado 27/02/2024 19h54, última modificação 27/02/2024 19h54
Proposta foi aprovada pelo plenário. O texto sugere à Prefeitura a criação de um programa de bolsas para remuneração dos médicos que atuarem como tutores

Foto: Guilherme Kaieby | Diretoria de Comunicação

O Poder Legislativo de Guarapuava aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, 27/02,  o Requerimento 40/2024. O texto solicita a realização de um estudo para a criação de um Programa de Bolsas para remunerar os serviços de preceptor/tutor nos estágios acadêmicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A proposta foi criada pelo Presidente Pedro Moraes em parceria com o vereador Profº Saulo (Republicanos), e assinada por todos os vereadores.

O objetivo do programa é garantir a qualidade da formação dos futuros médicos e oferecer aos estudantes de medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) a oportunidade de realizar seus estágios obrigatórios, o famoso internato, nas unidades da rede pública de saúde de Guarapuava.

Falta de orientadores é problema

Essa solução surge como um dos encaminhamentos de uma reunião entre professores do Curso de Medicina, o Presidente Pedro Moraes e o vereador Profº Saulo, na última semana

Naquela oportunidade, o problema foi apresentado ao Poder Legislativo. Atualmente, os alunos do Curso de Medicina da Unicentro não têm a oportunidade de realizar o internato nas unidades da rede pública municipal por falta de profissionais para atuar como preceptor.

A importância do preceptor na formação médica

A justificativa do requerimento explica que o preceptor é um profissional médico experiente que acompanha o estudante durante seu estágio, orientando-o e auxiliando-o no aprendizado da prática médica. Ele é um guia que ajuda o futuro médico a desenvolver suas habilidades e conhecimentos. “Muitos desses alunos serão profissionais de saúde aqui na região, irão encorpar os quadros que tanto precisam de profissionais”, comentou Dr. Abrão José Melhem Junior, médico e professor do Curso de Medicina da Unicentro.

O docente explicou ainda que o internato depende de dois campos. “O primeiro é o Hospital Regional, deveria ser Hospital Universitário. Por que a universidade que é do Estado tem dificuldades de atuar no hospital que é do Estado? O segundo, que é de mais fácil solução, resolvida as questões jurídicas, é atuação nas UBSs do nosso município”, explicou Dr. Abrão.

A Resolução CNRM nº 005/2004 do Conselho da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) regulamenta os serviços de preceptoria nos programas de Residência Médica e define as funções, intervenções e atividades.

A Unicentro agradece a Câmara

Lembrando das ações realizadas em favor da universidade, entre elas as audiências públicas na época de instalação do curso, o Magnífico Reitor da Unicentro, Profº Fábio Hernandes registrou seus agradecimentos. “Esta Casa sempre esteve ao lado da nossa população e esteve sempre ao lado da nossa Instituição, que deve estar sempre devolvendo à população tudo que ela nos dá”, refletiu.

O vereador e médico, Dr. Rodrigo Crema (União Brasil), aproveitou para fazer suas considerações sobre o tema.  “Temos hoje uma faculdade de medicina, que em todas as cidades do Paraná, melhorou as condições da Saúde. Nós, aqui em Guarapuava, temos a faca e o queijo na mão. Temos estudantes querendo aprender, se profissionalizar, se tornar uma médicos conceituados”, discorreu.

Um dos responsáveis por intermediar o contato entre a universidade e o Poder Legislativo, o vereador Professor Saulo. Ele comentou sobre a importância dos vereadores em provocar positivamente o Executivo para solucionar os problemas. ”A Câmara sempre foi cenário de boas conversas, boas discussões que mudaram o curso de desenvolvimento da nossa cidade e acredito que hoje não é diferente”, recordou.

Os vereadores Elcio Melhem (Podemos), Profª Bia (MDB), Nego Silvio (Podemos), Professora Terezinha (PT), Wilson Anciuti (União Brasil), Gilson da Ambulância (Solidariedade), Cris Wainer (PT), Márcio Carneiro (Cidadania) e Joel Barbosa (Solidariedade) também demonstraram seu apoio a causa e participaram da conversa.

Curso com risco de paralisação, Poder Legislativo atua como mediador

Reforçando a importância da Unicentro e do curso de medicina para Guarapuava, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, disse que a apresentação do Requerimento 40/2024 e abertura do espaço na Sessão são formas de incentivar a atenção ao tema. “É uma universidade pública que oferece muito a Guarapuava e corre o risco de ter o curso de medicina paralisado por não cumprir esse requisito. A Câmara está atuando como uma mediadora nessa situação e propondo um modelo que já é aplicado em outros estados e serviria como solução em nosso caso”, finalizou.

Uma comissão de Assuntos Relevantes também será formada para acompanhar e debater medidas que visem solucionar essa questão.