Unicentro procura Poder Legislativo para viabilizar internato para alunos de medicina

por Imprensa publicado 22/02/2024 18h20, última modificação 26/02/2024 10h11
Falta de campo para futuros médicos atuarem gera preocupação para corpo docente do Curso de Medicina. Vereadores farão requerimento em busca de soluções
Unicentro procura Poder Legislativo para viabilizar internato para alunos de medicina

Foto: Coorc | Unicentro

Buscando apoio do Poder Legislativo, os professores do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), participaram de uma reunião na Câmara Municipal. Acompanhado do Vice-reitor da instituição, Ademir Fanfa Ribas, o corpo docente foi recebido pelo Presidente Pedro Moraes, pelo vereador Profº Saulo (Republicanos) e por Daniel Dalzoto, Diretor de Gestão Legislativa.

A principal demanda foi a busca de uma maneira de viabilizar o internato dos alunos nas Unidades de Saúde da rede municipal. O principal problema nesse momento é a falta de médicos para receber e supervisionar as atividades. 

A impossibilidade de realizar as atividades práticas na formação dos futuros médicos pode colocar em risco a continuidade do Curso de Medicina, provocando uma paralisação.  Outro ponto preocupante são as avaliações de reconhecimento do curso pela qual a Unicentro. “Então, nós vamos receber fiscalizações nacionais aí do Ministério para saber se nós estamos cumprindo com todas as metas pedagógicas”, explicou o médico e professor Abrão José Melhem Junior.


Requerimento sobre o assunto será apresentado


Para solucionar a questão, o Poder Legislativo irá atuar como mediador nessa questão. O primeiro encaminhamento da reunião será um Requerimento de indicação de legislação para o Executivo. A ideia é sugerir ao município uma forma que viabilize receber os alunos nas unidades de saúde. A proposição deve ser protocolada e apreciada já na próxima semana. 

Segundo o Profº Saulo, um dos caminhos que podem ser seguidos é a oferta de gratificações aos médicos que supervisionarem os alunos. “Então, a gente vai sugerir que o município conceda essa gratificação”, explicou o vereador, salientando que essa é uma forma de tornar atrativo para o profissional e dar oportunidade aos acadêmicos. 

O Vice-reitor lembrou que a Unicentro oferece bastante a Guarapuava e nesse sentido, auxiliar na questão dos internatos para os alunos também é fortalecer esse atendimento. “Nós temos a contrapartida, nós atendemos pessoas no município, nós temos várias ações via SUS. Estamos aqui pedindo ajuda e queremos agradecer muito a Câmara, ao Presidente Pedro, ao vereador Profº Saulo”, ponderou Ademir Fanfa Ribas.


Hospital Regional deve ser hospital universitário


Além disso, os representantes do Poder Legislativo também ouviram outras situações em que o Curso poderia ser ajudado. Um exemplo disso é a abertura de espaço para os alunos no Hospital Regional. “Esse é um assunto que não sai do nosso radar e com certeza vamos nos somar a Unicentro nesse caso. O Hospital Regional também precisa servir como um espaço para que esses alunos se desenvolvam. Eles são os futuros médicos da nossa cidade, da nossa região”, finalizou o Presidente Pedro Moraes.

error while rendering plone.comments