Hospital Regional Já: funcionamento pleno ainda em 2023 é resposta à sociedade

por Imprensa publicado 16/11/2023 18h55, última modificação 16/11/2023 19h10
Ofício encaminhado pelo Diretor Geral da Casa Civil do Estado ao presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, indica abertura total até o final de dezembro
Hospital Regional Já: funcionamento pleno ainda em 2023 é resposta à sociedade

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Essa semana, mais de 500 mil habitantes de toda a região receberam uma resposta positiva para as reivindicações de melhorias na Saúde. Até o final de dezembro, o Hospital Regional de Guarapuava deve operar com 100% de sua capacidade.

As informações chegaram ao presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, no início desta semana, por meio de ofício assinado pelo Diretor-Geral da Casa Civil, Maiquel Zimann. O ofício 3165/23 continha o comunicado do Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, informando abertura do atendimento ambulatorial para realização das Cirurgias Eletivas. 

Na mensagem, o chefe da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) lembra que atualmente estão sendo implementados os procedimentos gerais e ortopédicos em adultos. Ainda há a previsão de atendimento para as seguintes cirurgias: 


  • Colelitíase e Coledocolitíase;

  • Pólipo de Vesícula Biliar;

  • Hérnias de Parede Abdominal;

  • Diástase de Retos Abdominais (DRA);

  • Lesões de Pele e Tecido Subcutâneo;

  • Ostomias (Gastrostomias e Colostomias);

  • Linfonodomegalia Periférica;

  • Laparotomia;


Além disso, o comunicado também informa que a previsão da SESA é que sejam abertos leitos para Saúde Mental. Além disso, devem ser abertos os 150 leitos previstos no projeto inicial até o final deste ano. 

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, celebrou a notícia. Ele convidou os colegas a visitarem o Hospital, além de acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades, como forma de garantir à população o funcionamento devido.

Presidente Pedro Moraes apresentou ofício durante a sessão de terça-feira, 14/11. Texto foi lido durante expediente.

Presidente Pedro Moraes apresentou o ofício na sessão de Terça-feira, 14/11. Texto foi lido no expediente. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação.


Histórico de reivindicações


No começo de 2023 o Hospital Regional de Guarapuava contava com apenas 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI funcionando. A obra, considerada um dos maiores investimentos do estado em Saúde Pública, só recebia pacientes pela Central de Leitos e começava a ter status de “Elefante Branco”. O que era para ser uma solução, se apresentava como um gargalo na saúde.
Foi com esse cenário que surgiu a campanha Hospital Regional Já, uma mobilização do Poder Legislativo de Guarapuava que uniu representantes de diversos municípios da 5ª regional de Saúde, que também são usuários diretos dessa instituição. Depois de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e uma reunião de trabalho com lideranças de dezenas de cidades, foi criado e encaminhado um documento ao Governo do Estado, buscando a abertura plena do Hospital Regional. 

 Presidentes de Legislativo, Prefeitos, Secretários de Saúde e autoridades dos municípios que compõem a 5ª regional de saúde participaram da reunião Hospital Regional Já, na Câmara de Vereadores de Guarapuava

Presidentes de Legislativo, Prefeitos, Secretários de Saúde e autoridades dos municípios que compõem a 5ª regional de saúde participaram da reunião Hospital Regional Já, na Câmara de Vereadores de Guarapuava. Foto Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação.

Essas respostas vieram surgindo aos poucos. Primeiro com uma medida judicial do Executivo Estadual contra a construtora, depois, a abertura de 10 leitos adicionais e o início de cirurgias de baixa e média complexidade na unidade. E agora, com o anúncio recebido via ofício de que a abertura deve acontecer até o final do ano.


Vereadores repercutem a resposta


O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, ao anunciar o recebimento do ofício agradeceu a resposta recebida e destacou que essa foi uma reivindicação de todos os vereadores. “Lembrando que vamos continuar cobrando e fiscalizando. E é muito bom a gente receber esse ofício. Isso prova que vale a pena a gente comprar boas brigas. E essa Casa comprou e sempre vai comprar boas brigas pela nossa população”, complementou.

Professora Terezinha (PT) também fez menção às lutas travadas pelos vereadores em busca da abertura plena. Ela também se colocou à disposição para visitar as estruturas do Hospital Regional, porque haverão questionamentos da população  “Não era sem tempo que viesse essa notícia. Porque o investimento em saúde do Governo Federal chega até o Estado, que por sua vez deve repassar no atendimento nos municípios. A média e alta complexidade, nós sabemos, é responsabilidade do Estado”, ponderou.

Rodrigo Crema (União Brasil) também exaltou os esforços na luta pelo pleno funcionamento do Hospital Regional. Ele também lembrou das críticas que sempre foram feitas na tribuna da Câmara, em busca dessa abertura e aproveitou o espaço para fazer mais sugestões. “Nós temos uma necessidade de mutirões que devem ser realizados em nossa casa, principalmente no setor de oftalmologia, nas cirurgias de catarata. Tem muitas pessoas que podem perder a visão caso não sejam feitas essas cirurgias”, acrescentou o vereador.

Quem também comentou o tema foi a Profª Bia (MDB). “O Hospital Regional veio para atender e diminuir as filas de cirurgias eletivas. Estivemos na tribuna, semana passada, falando e cobrando essa questão das cirurgias que estão paradas, tivemos uma debate em relação aos valores destinados a nossa cidade para fazer os exames que antecedem as cirurgias, e agora parece que essa fila vai andar”, recordou. “E é claro, vamos continuar cobrando e fiscalizando”, completou.

Wilson Anciutti (União Brasil) também deu destaque ao espaço destinado à Saúde Mental no Hospital Regional. “Me alegra muito saber dos leitos psiquiátricos que serão abertos. Com certeza não vai solucionar todos os problemas de nossa região, mas vai amenizar muita coisa”. Ele também reforçou a necessidade da realização das cirurgias de catarata.

registrado em:
error while rendering plone.comments