Vereadores-mirins do Colégio Manoel Ribas são diplomados na Câmara

por Imprensa publicado 01/11/2023 17h25, última modificação 01/11/2023 17h25
Poder Legislativo recebeu alunos e pais para a solenidade que simboliza uma importante parte da atividade do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pelo TRE-PR
Vereadores-mirins do Colégio Manoel Ribas são diplomados na Câmara

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação.

O projeto Parlamento Jovem do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), teve mais um ato simbólico na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 01/11 . Desta vez, o Colégio Cívico Militar Manoel Ribas, juntamente com alunos, professores e pais, compareceu para a cerimônia de diplomação e posse dos vereadores-mirins. Esse é o segundo evento desse tema, já que em outubro foi a vez do Colégio Cívico Militar Mahatma Gandhi.

No ambiente da Câmara, os estudantes receberam seus certificados do programa e realizaram a assinatura do termo de posse. Além disso, a vereadora-mirim Giovanna Teixeira dos Santos apresentou um projeto de sua autoria. “Ele desenvolve o aprendizado dos alunos sobre a cultura de estados do Brasil e países do mundo. Nele, cada sala da escola iria apresentar uma dança ou um teatro típico de uma região diferente, ou uma apresentação de slides sobre essa cultura”, explicou.

A iniciativa surgida das atividades do Parlamento Jovem, será posta em prática pela escola, o que encheu de orgulho a vereadora-mirim. “Então, o projeto foi escolhido pela minha escola e será feito lá. Eu estou muito feliz.”, avaliou a aluna.

Neusa Remes Gluczkowski, diretora do Colégio Cívico Militar Manoel Ribas, agradeceu todos os envolvidos com a realização da atividade. “A gente tem vários destaques aqui, aos nossos queridos alunos e alunas, parabéns, vocês estão representando 640 estudantes do colégio. Vocês fazem a diferença lá”, comentou.

Confira registros do evento clicando aqui.

Desenvolvendo o futuro

A dinâmica também contou com um momento de conversa para tirar dúvidas sobre a política. Para isso, os alunos conversaram com o Profº Saulo (Republicanos), que representou o Poder Legislativo na ocasião. O vereador também leciona na instituição de ensino.

A ocasião foi a oportunidade para os alunos entenderem melhor a dinâmica de funcionamento da Casa de Leis, como os Projetos de Lei tramitam, quanto tempo levam para serem apreciados. O exercício que fortalece a cidadania e reforça o caráter democrático da sociedade também contou com uma explicação das funções dos vereadores.

Profº Saulo destacou que a ocasião era especial e marcante para pais e alunos. “No futuro talvez, podemos ter um deles ocupando uma cadeira aqui. Nossa vontade, quando fazemos uma atividade como essa é chegar a esse ponto, desenvolver nos alunos a possibilidade de sonhar e amanhã ser um agente de transformação”, refletiu o vereador.

Os alunos também visitaram a estrutura da Câmara Municipal. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação.

Parlamento Jovem

As eleições do Parlamento Jovem aconteceram no dia 10 de agosto e proporcionaram uma valiosa oportunidade de aprendizado sobre democracia e o processo eleitoral para os alunos. Durante as atividades, os candidatos conduziram campanhas que incluíam materiais gráficos, como panfletos, slogans e propostas para a escola.

Além disso, a votação foi realizada através de urnas eletrônicas, com a presença de mesários, que também tiveram a chance de visitar o Poder Legislativo. As eleições organizadas pelo TRE-PR e a atividade de campo desta semana foram alinhadas aos conteúdos da disciplina de Cidadania e Civismo, enriquecendo ainda mais a experiência educacional dos estudantes.