Vereadores-mirins do Colégio Mahatma Gandhi são diplomados no Poder Legislativo

por Imprensa publicado 05/10/2023 15h50, última modificação 05/10/2023 15h55
Estudantes participaram do Projeto Parlamento Jovem do TRE-PR. Na Câmara, eles receberam a certificação e participaram de uma dinâmica simulando a votação de um projeto
Vereadores-mirins do Colégio Mahatma Gandhi são diplomados no Poder Legislativo

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Uma experiência realmente empolgante. É assim que Leone Rafael de Paula, estudante do Colégio Cívico Militar Mahatma Gandhi, descreve a visita ao Poder Legislativo nesta quarta-feira, 04/10. O aluno é um dos 12 vereadores-mirins eleitos por seus colegas no projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Na Câmara, eles receberam o certificado do programa, conversaram com os vereadores, visitaram os gabinetes e participaram da votação de um projeto de lei de criação dos próprios alunos, utilizando o mesmo sistema de votação eletrônica das sessões plenárias. “Achei muito legal que os vereadores realmente nos davam atenção e nos escutavam. Parecia até que éramos adultos crescidos, porque sabemos que hoje em dia a voz da criança ou adolescente não é muito valorizada. Mas dá para ver que isso claramente está mudando! Então, só tenho elogios”, contou Leone.

Quem também avalia a visita de maneira positiva é a presidente do Parlamento Jovem, a aluna Sabrina Pieta. Ela disse que foi um momento incrível. "Fiquei impressionada com o funcionamento da votação de um projeto e como as decisões tomadas lá afetam nossa comunidade”, refletiu a vereadora-mirim.

Aprofundando conhecimentos

As eleições do Parlamento Jovem aconteceram no dia 10 de agosto e foi uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre democracia e o processo eleitoral. Durante as atividades, os candidatos fizeram campanhas que contavam com materiais gráficos, no estilo santinhos, slogans e propostas para a escola.

Além disso, a votação foi em urnas eletrônicas e teve até direito a mesários, que também participaram da visita ao Poder Legislativo. As eleições feitas pelo TRE-PR, bem como a atividade de campo desta semana, casaram bem com os conteúdos da disciplina de Cidadania e Civismo, como conta a aluna Angelina Gratieri da Silva. “Aprendemos sobre o processo democrático e pudemos elaborar projetos para ajudar os alunos e a escola. E o mais legal foi visitar a câmara de vereadores e poder interagir com eles. Fomos muito bem recepcionados por todos eles”, relatou.

A vereadora-mirim Emanuelle Candido dos Santos também viu o encontro como uma chance de desenvolver ainda mais os conhecimentos. “Nos permite aprofundar nosso entendimento sobre como ocorre o processo de votação dos projetos e nos proporciona voz perante a sociedade. As visitas aos gabinetes foram muito legais, não vou esquecer tão cedo esse passeio”, confidenciou a aluna.

Guarapuava do Futuro

Quem visitou adorou a experiência, quem recebeu, ainda mais. Estiveram presentes as vereadores Professora Terezinha (PT), Bruna Spitzner (Podemos) e Cris Wainer (PT), e os vereadores Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã) e Cezinha Malusa (Podemos). Ao conhecer os gabinetes, os alunos também conversaram com a vereadora Profª Bia (MDB).

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, também compareceu à recepção. “A população é sempre muito bem-vinda aqui nesta Casa e, em especial, os jovens. Foi muito bom ver a empolgação deles. Eu mesmo, um dia, fui um adolescente interessado por política. Espero que no futuro eu veja eles por aqui”, projetou.

Por falar em futuro, recepcionar os alunos serviu de preparação para um projeto dos Poderes Legislativo e Executiva que está em fase final de implementação: o Guarapuava do Futuro.

A iniciativa deve receber visitas guiadas a Câmara e Prefeitura de alunos da rede pública e privada do município. A ideia do projeto é apresentar conceitos relacionados à democracia e cidadania para os alunos. Os professores e equipes pedagógicas interessadas em participar podem obter mais informações pelo telefone (42) 3142-1197 ou pelo email programaguarapuavadofuturo@guarapuava.pr.gov.br.