Vereadores aprovam R$ 1 milhão para construção da Casa da Mulher Brasileira em Guarapuava

por Imprensa publicado 14/12/2021 16h40, última modificação 14/12/2021 16h49
O investimento integra o Programa Proteção à vida - Mulher Segura e Protegida e faz parte das políticas de enfrentamento à violência

Um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo de Guarapuava a abrir crédito adicional especial no orçamento, através de Decreto, no valor de R$ 1.030.000,00 (um milhão e trinta mil reais) para construção da Casa da Mulher Brasileira no município foi aprovado pela Câmara Municipal. A votação ocorreu nas sessões ordinária e extraordinária do dia 7 de dezembro, de modo que a proposição foi aprovada em primeira e segunda votação.

O investimento é da Secretaria de Políticas para Mulheres e integra o Programa Proteção à vida - Mulher Segura e Protegida. Faz parte das políticas de enfrentamento à violência desenvolvidas pela pasta e oportunizará a prestação de serviços de maneira humanizada e integral para as vítimas de violência.

O Programa Mulher Segura e Protegida se caracteriza por um conjunto de ações estratégicas para qualificação, humanização e promoção da integração dos serviços públicos para atendimento às mulheres em situação de violência. De acordo com o Prefeito, Celso Góes, “a construção da Casa da Mulher Brasileira em Guarapuava vem promover a reunião e articulação dos serviços, oferecendo local adequado e acolhedor para atendimentos e integrado ao CRAM, possibilitando que a assistência se torne 24 horas”.

A construção será viabilizada através de um convênio firmado entre o município e a União Federal, por intermédio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, representado pelo Caixa Econômica Federa, no valor total de R$ 1.530.000,00. A aquisição de mobiliário e parte da obra, no valor de R$ 500 mil, será contrapartida do Município, em conformidade com o Plano de Trabalho e Contrato de Repasse.

registrado em: