Todas as Leis Ordinárias Municipais passam por processo de digitalização

por Imprensa publicado 17/07/2013 16h02, última modificação 19/05/2016 08h06
Iniciativa partiu do presidente Edony Kluber (PSD). Materiais abrangem um longo período (1892 – 2013, totalizando mais de 2100)

Os funcionários do arquivo histórico da Câmara Municipal de Guarapuava iniciaram um importante trabalho, nesta semana. Todas as Leis Ordinárias Municipais já aprovadas serão digitalizadas e a população terá acesso, futuramente, aos documentos no site da Casa de Leis (guarapuava.pr.leg.br).

Os materiais que passarão pelo processo abrangem um longo período (1892 – 2013, totalizando mais de 2100) e a proposta visa eternizar, também, as futuras Leis Ordinárias sancionadas.

Tal iniciativa partiu do presidente da Câmara, vereador Edony Antonio Kluber (PSD), que avalia de extrema importância, devido ao caráter histórico. “O arquivo presente é muito vasto e grande parte dos rumos de Guarapuava estão escritos nestes documentos oficiais. Quando o processo estiver concluído, interessados poderão estudar, utilizar como meio de pesquisa ou conhecer a biografia local”, destacou Kluber. “A internet é um meio que aproxima a comunidade dos poderes públicos, portanto torna-se viável e importante disponibilizar todos os pareceres à população”.

Segundo passo

Após a conclusão deste trabalho e anexo no site da Casa de Leis, a proposta é também digitalizar todo o processo de sansão da Lei Ordinária Municipal – Projeto de Lei, Parecer da Comissão de Justiça e Redação, entre outros – e disponibilizá-lo na plataforma online.

Grande parte de todo o material deverá ser encaminhado ao Instituto Histórico de Guarapuava.