Servidores do legislativo recebem treinamento para o sistema de protocolo digital

por Imprensa publicado 28/08/2023 19h15, última modificação 28/08/2023 19h20
A partir das próximas semanas os trâmites do poder legislativo serão exclusivamente digitais. Medida irá garantir agilidade e segurança nos processos

A última semana foi repleta de novidades no Poder Legislativo de Guarapuava. Além da estreia do sistema de votação eletrônica e o painel digital nas sessões, os servidores da casa passaram por treinamentos. O objetivo foi familiarizar as diversas equipes da Casa de Leis com o sistema de protocolo eletrônico já utilizado.

Esse é um dos passos da iniciativa Câmara 100% digital. A partir das próximas semanas, tudo o que for tramitar no Poder Legislativo será exclusivamente digital. Ou seja, desde novos projetos de lei a memorandos, será tudo despachado virtualmente.

Dessa forma, a necessidade de utilizar papel e recursos de impressão no geral irá cair, possibilitando uma economia de recursos. O meio ambiente também deve ser favorecido com isso, já que menos resíduos serão gerados. Por fim, como explicou o Diretor de Gestão Legislativa, Daniel Dalzoto, essa nova forma de tramitação garante também celeridade nos atos praticados.

Ainda de acordo com ele, outros benefícios podem ser esperados. “Publicidade de forma imediata dos processos, já que cada movimentação processual é diretamente disponibilizada no sítio virtual da câmara, e segurança jurídica, uma vez que os processos possuem mais de duas cópias digitais em vários servidores, quando era físico era uma cópia só”, listou Daniel.

Mudança é bem-vinda

O diretor apontou ainda que a mudança para o digital tem sido bem vista tanto internamente, quanto fora do Legislativo. “É notória a aceitação, inclusive por parte do Executivo, garantindo a segurança institucional com as assinaturas digitais. A aceitação se deu principalmente pela praticidade dos protocolos. A qualquer tempo, sendo similar aos processos judiciais”, refletiu

Daniela de Souza, Assessora de Gabinete Parlamentar, destacou o envolvimento dos servidores no treinamento que participou.  “A gente já faz muitas coisas online. E agora com tudo dentro desse esquema, eu acredito que vai colaborar muito tanto com a economia aqui, quanto com o com o trabalho, porque todo mundo tem acesso”, ponderou.

A servidora também concorda que o fluxo de trabalho irá ficar mais enxuto. “A gente viu ali no treinamento que vai direto para o setor interessado. Além disso, conseguimos visualizar o andamento, por onde está passando, quais as respostas, se há algum parecer. Achei bem bacana”, complementou Daniela.

Giselli Fonseca, Chefe do Departamento de Áudio, Vídeo e Imagem, acredita que logo os servidores já estarão habituados a usar o novo sistema. “O Poder Legislativo precisava dessa modernização. O protocolo virtual tem muitas vantagens como a redução de papel, a praticidade de poder acessar em qualquer lugar, os processos ficam arquivados e acompanhamos a tramitação em tempo real”, reforçou.

Marcas de um novo momento

O protocolo virtual e o sistema de digital de votação são mudanças que se somam a uma série de fatores que marcam um período de renovação no Poder Legislativo. “Essas novidades, são na prática a visão que queremos empregar em todas as nossas atividades. É mais transparência dos atos, mais abertura para os servidores da casa e mais ferramentas para o cidadão acompanhar o que é realizado aqui”, frisou o Presidente do Poder Legislativo Pedro Moraes.