Poder Legislativo tem primeira sessão com votação digital

por Imprensa publicado 21/08/2023 14h20, última modificação 23/08/2023 17h57
A sessão desta segunda-feira, 21/08, marca o primeiro teste do novo sistema de votação. Esse é primeiro passo para tornar Câmara 100% digital

Quem acompanhou a sessão plenária do Poder Legislativo nesta segunda-feira (21/08) se deparou com uma novidade. Isso acontece porque será a primeira vez que o novo sistema de votação eletrônica foi utilizado. A novidade traz mais agilidade no processo legislativo que ocorre durante as sessões.

“Queremos agilizar os processos e facilitar a vida de quem deseja acompanhar o cotidiano dessa casa, com os votos e demais informações em painel eletrônico todos têm acesso mais fácil à informação. Essa é uma novidade muito legal para nós e é uma inovação que faz a Câmara de Guarapuava funcionar com tecnologia semelhante ao legislativo estadual e federal.”, destacou o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes.

Por se tratar do primeiro teste prático do novo sistema de votação, optou-se por fazer ordem do dia com menos matérias a serem apreciadas.

Todos os trâmites devem ser digitais

Esse é um dos passos para a implementação da Câmara 100% digital. A ideia é que até o final do ano toda a tramitação seja feita de maneira eletrônica, reduzindo a quantidade de papel utilizando e com menor geração de resíduos.

Para regulamentar as novas práticas, foi emitido o decreto 92/2023. O texto prevê o protocolo e trâmite das proposições de autoria do Executivo e dos Vereadores de modo exclusivamente digital, tais como:

• Projetos de Lei
  • Decretos-legislativos
  • Resoluções
  • Requerimentos

A sessão, como em todas as semanas, foi aberta ao público. Além disso, ocorreu a transmissão pelo Canal Legislativo e também pelo YouTube.. A cobertura completa você acompanha no site  e nas redes sociais do Poder Legislativo.