Segundo período ordinário de 2023 é aberto com grandes expectativas

por Imprensa publicado 07/08/2023 19h36, última modificação 07/08/2023 19h36
Primeira sessão do segundo semestre teve presença de autoridades. Presidente Pedro Moraes reforçou que é um novo momento para o Poder Legislativo

A segunda-feira, 07/08, marcou o início do segundo período ordinário de 2023. Na prática, isso quer dizer que as sessões plenárias no Poder Legislativo voltam a acontecer todas as segundas e terças-feiras. E o primeiro encontro do segundo semestre foi marcado por expectativas positivas para os meses que virão.

Abrindo a sessão, o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, reforçou que o período de recesso foi agitado na casa de leis. “Ninguém parou de trabalhar, todo mundo aqui esteve trabalhando em suas bases. Quero parabenizar aos vereadores que eu acompanhei pelas redes sociais, ou que estivemos juntos em diversos momentos, que estiveram atendendo”, compartilhou. Além disso, reforçou os votos para que o segundo período ordinário seja produtivo para Guarapuava e sua população.

De fato, o segundo período tem importantes projetos para serem apreciados. É nessa época do ano em que costuma ser debatida e votada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define, com base na Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO) e do Plano Plurianual (PPA), em quais locais serão alocados os recursos financeiros. Além disso, tramitam no Poder Legislativo projetos sobre políticas públicas voltados ao turismo, inclusão de pessoas com deficiência e combate a violência contra a mulher, entre outros temas.

Tempo de fazer história

Ainda durante a sessão, Pedro Moraes fez um balanço do primeiro semestre na presidência. Ele destacou que foi tempo de aprendizagem e lembrou no novo estilo de gestão que está sendo implementado. “Não é fácil você chegar na presidência da casa e encarar os problemas de frente. E nós estamos encarando os problemas de frente, todos que surgem, nós estamos enfrentando”, refletiu, além de agradecer o apoio que vem recebendo dos demais colegas.

Outra novidade que está nos planos do Presidente é a realização de um concurso público. Espera-se que com isso a valorização dos servidores seja reforçada. Ele disse que isso é parte do respeito que atribui a todos e da seriedade que a presidência exige.

Ainda sobre as mudanças no Legislativo, ele lembrou que está buscando ouvir a todos, fazendo uma administração plural e democrática. “Nós vivemos um momento de transformação e muito ainda está por vir, as coisas boas vão começar a acontecer agora no segundo semestre e vamos fazer história. Nós vamos fazer história juntos”, afirmou Pedro Moraes.

Democracia e respeito

Cris Wainer (PT) também lembrou que os vereadores estiveram atuando durante o recesso, por mais que não houvesse sessões. Ela deixou seus votos para um bom segundo período. “Gostaria de desejar um bom retorno a todos nós parlamentares, todas as assessorias e todos os servidores, que seguiram com seus atendimentos durante o recesso”, expôs a vereadora.

Sua colega de bancada feminina, Professora Terezinha também destacou na tribuna a retomada das sessões. “Queria dizer que é com alegria que reassumimos esse segundo período legislativo”, expôs.

Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã) também desejou que o segundo período seja abençoado. Além disso, ele lembrou da importância do debate democrático e do respeito .“Sabemos sim que teremos muitos contrapontos, o que é natural, fomos eleitos para isso. É natural que aconteçam ideias diferentes. Mas com grande respeito, vamos trazer o que for preciso para a tribuna”, refletiu.

Outro vereador que defendeu a estima pelo debate foi Nego Silvio (Podemos). “Que tenhamos muito discernimento e harmonia em nossos debates, sempre pautados na parceria, sem ataques pessoais, mas é claro que a divergência sempre vai haver. Desejo sorte e que Deus possa nos abençoar nesse segundo semestre”, reforçou.

Elcio Melhem (Podemos), também saudou seus colegas e aos servidores do Poder Legislativo. “Tenho a plena convicção que todas as vereadoras e todos os vereadores estão imbuídos, no melhor sentido, de lutar pelos interesses de nosso município”, disse.

Prefeito Celso Góes acompanha sessão

Prestigiando o retorno, o Prefeito Celso Góes esteve presente no plenário. Ele foi acompanhado pelo vice-prefeito Samuel Ribas e secretários do município. “Desejo aos vereadores que tenham bastante tranquilidade, bastante paz. E quero colocar para vocês que estou lá disponível. Contem com a administração. Quero que a gente consiga manter a união de todos”, comentou.

O chefe do executivo também aproveitou sua ida ao plenário para compartilhar a respeito da viagem que realizou recentemente à Alemanha. Ele também aproveitou para fazer um panorama sobre Guarapuava, destacando as obras que vêm sendo realizadas, a área da educação e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), além de reforçar os desafios que vem pela frente.