Orçamento de 2024: Poder Legislativo aprova LDO em 1ª votação

por Imprensa publicado 26/06/2023 20h10, última modificação 26/06/2023 20h10
A Lei de Diretrizes Orçamentárias, ou LDO, quer serve de base para o orçamento de 2024 passa pela segunda discussão ainda nesta semana

O orçamento público de Guarapuava movimentou o Poder Legislativo nesta segunda-feira, 26/06. O tema entrou em pauta com a votação do Projeto de Lei Ordinária do Executivo 35 de 2023. Este é projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município (ou LDO, como é chamada) para 2024.

Esse documento é elaborado para definir metas e objetivos para alocação de recursos no próximo ano. Além disso, a LDO descreve os pontos que serão o foco na hora de fazer o orçamento para o ano seguinte. O projeto também traz anexos com demonstrativos financeiros da administração pública.

Direcionamento do orçamento de 2024

“É a legislação orçamentária que prevê as prioridades do município, do chefe do Poder Executivo, de onde serão alocados os recursos: saúde, educação, meio-ambiente, assistência social. Ela pode ter vários itens destacados como prioridades para serem diretrizes para o município criar programas”, explica a vereadora Cris Wainer (PT).

O vereador Nego Silvio (Podemos) lembra que a LDO direciona como deverá ser o orçamento do ano seguinte com base no Plano Plurianual, ou PPA, de 2022 a 2025. “Ela tem grande importância. Seu nome já diz, dar diretrizes ao orçamento, ela vem pactuar os serviços e ações do Executivo Municipal”, explicou.

A LDO irá embasar a criação de outra importante legislação, a Lei Orçamentária Anual, ou LOA. Essa segunda lei é o orçamento propriamente dito, com valores e porcentagem definidas em cada área. Assim como a LDO, a LOA também é criada baseadas no PPA atual.

O projeto da LDO foi aprovado por todos os vereadores. O documento deve ainda passar por uma segunda votação, ainda nesta semana.