Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Secretário Péricles de Matos apresenta projeto de criação da Guarda Municipal de Guarapuava na Câmara

Secretário Péricles de Matos apresenta projeto de criação da Guarda Municipal de Guarapuava na Câmara

por Imprensa publicado 11/11/2025 20h31, última modificação 11/11/2025 20h31
Apresentação destacou estrutura da futura Secretaria de Defesa Social e Mobilidade e o cronograma de implantação da Guarda Municipal até 2027
Secretário Péricles de Matos apresenta projeto de criação da Guarda Municipal de Guarapuava na Câmara

Foto: Diretoria de Comunicação.

O Secretário Municipal de Defesa Social e Mobilidade, Coronel Péricles de Matos, esteve na Câmara de Guarapuava nesta terça-feira (11/11) para dialogar com vereadores e vereadoras sobre o Projeto de Lei Ordinária (E) 67/2025, que propõe a criação da Guarda Municipal de Guarapuava. A matéria foi lida no expediente da sessão ordinária e inicia agora sua tramitação na Casa de Leis.

Durante o encontro, o secretário ressaltou que o projeto conta com apoio do Governo do Estado e de deputados estaduais, e agora busca o respaldo do Legislativo municipal.“Viemos aqui convencer os vereadores da nossa ideia. Nossa proposta é nobre, é séria e vai impactar diretamente a vida da população”, afirmou Péricles de Matos.

Após uma conversa inicial no gabinete do presidente Pedro Moraes (MDB), o secretário apresentou no plenário um panorama histórico da segurança pública no Brasil, detalhando o marco legal das guardas municipais, como a Lei 13.022/2014, o Decreto 11.841/2023 e as decisões do STF (ADPF 995 e RE 608588), que reconhecem essas instituições como parte integrante do sistema de segurança.


Estrutura da nova Secretaria de Defesa Social e Mobilidade


Em sua apresentação, o coronel destacou a reorganização da estrutura municipal iniciada com a Lei Municipal 3.410/2023 e consolidada com a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade. A nova pasta substituiu a antiga Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) e passou a reunir sob um mesmo comando as áreas de trânsito, mobilidade urbana, defesa civil e segurança patrimonial.

De acordo com o secretário, a proposta de criação da Guarda Municipal foi construída com base em estudos técnicos e consultas à Polícia Militar, Polícia Civil e à população, reforçando o compromisso de que a nova corporação atuará com foco no cidadão. “A nossa guarda municipal vem com foco no cidadão. Ela vai proteger o patrimônio público e trabalhar lado a lado com as demais forças policiais”, destacou Matos.


Guarda Municipal de Guarapuava em 2027


Segundo o cronograma apresentado, a Guarda Municipal de Guarapuava terá um efetivo inicial de 35 guardas, com expansão prevista para até 550 integrantes. A formação contará com 476 horas/aula e incluirá grupamentos especializados como Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Rural e Ambiental, além de futuros grupos como Rádio Patrulha Municipal, Rondas Ostensivas Municipais e Centro de Comando Operacional.

O investimento previsto no PPA 2026-2029 é de R$ 12,4 milhões, com custo mensal estimado em R$ 254 mil. O secretário também apresentou o cronograma de implementação da Guarda Municipal:


  • Dez/2025: Aprovação do Projeto de Lei

  • Mar/2026: Publicação do edital do concurso público

  • Mai/2026: Realização das provas

  • Ago/2026: Início do curso de formação

  • Jan/2027: Conclusão da formação e início das operações

A formação dos guardas municipais será feita em parceria com a capital do Estado, considerada referência nacional na capacitação dessas forças. “Curitiba tem o melhor centro de formação de guardas municipais do Brasil. Sai mais barato para Guarapuava, e nossos guardas serão formados por profissionais de lá, já saindo com a mentalidade adequada”, explicou o secretário.


error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão