Resgate Histórico e importância do Legislativo marcam ato solene em homenagem aos 161 anos do Poder

por Imprensa publicado 10/04/2014 14h46, última modificação 19/05/2016 08h04
Presentes no plenário da Casa acompanharam ato ecumênico, exibição de documentário e exposição de fotos

Na tarde desta quarta-feira (09), o plenário da Câmara foi palco de evento em comemoração ao aniversário de 161 anos do Legislativo no Município. Lideranças, secretários, ex-vereadores e população compareceram ao espaço e acompanharam detalhes sobre a história do Poder, suas funções e importância em todo o contexto social.

Após a abertura da solenidade, o Pastor Fábio Alcântara e o Padre Ari Marcos Bona realizaram um ato ecumênico para abençoar a Casa de Leis.

Em seguida foi exibido um documentário, com a participação dos ex-presidentes João Bosco Pires, Carlos Alberto Milazzo, Dorival Angeluci e Valtair Siqueira Albertti, além das ex-vereadoras Marli Rosa, Maria Magdalena Nerone e da atual vice-prefeita Eva Schran. Inauguração da sede própria, mobilização de vereadores em prol da construção do trevo e viaduto na BR 277; história da mulher no Legislativo guarapuavano e a importância do Órgão Público na sociedade foram as temáticas abordadas. A produção já é transmitida no canal 97, pela TV Guarapuava/Canal Legislativo, e, nos próximos dias, também estará disponível no canal do youtube da Câmara -  TVGuarapuava Canal Legislativo.

De acordo com o presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), este evento deve servir de reflexão sobre a importância do Poder Legislativo para a dinâmica e desenvolvimento dos municípios. “O papel do vereador se reveste de fundamental importância, pois ele é o interlocutor do cidadão com a Administração. Os legisladores estabelecem uma relação muito íntima, quase familiar com os eleitores, recebendo suas demandas e problemas comunitários cotidianos”, ressaltou.

Elcio Melhem (PP), durante seu discurso na tribuna, relembrou alguns fatos que marcaram o Poder, como a implantação das duas Câmaras, a mobilização do então vereador Renato Kuster para que o telefone chegasse a Guarapuava e a elaboração da Lei Orgânica do Município.

O plenário também recebeu exposição com fotos e documentos sobre a história legislativa municipal.

Fragmentos da história

A Câmara Municipal instalou-se em 1853, sob a presidência do Major Manuel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José de Lacerda, além da suplência de Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos.

As primeiras reuniões eram realizadas na sala dos fundos da igreja Matriz e, com o passar do tempo, ocorriam na residência dos representantes citados. Em 28 de junho de 1876 foi efetivado a primeira sessão no local destinado ao órgão público. No edifício, localizado na rua XV de novembro, abrigava a delegacia e, na parte superior, Câmara e Prefeitura.

Na gestão do prefeito Candido Pacheco, o prédio foi vendido e, deste modo, as reuniões legislativas foram transferidas para o edifício Nossa Senhora de Belém, onde permaneceram por 23 anos.  Até que em 21 de junho de 2000, a sede própria foi inaugurada pelo então presidente Valtair Albertti.