Projeto que declara de Utilidade Pública o Observatório Social de Guarapuava é aprovado em primeira votação

por Imprensa publicado 05/08/2013 20h57, última modificação 19/05/2016 07h59
Proposta, protocolada no ano passado, foi da atual vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran

O Projeto de Lei n°. 39/2012, de autoria da atual vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, foi aprovado, por unanimidade e em primeira votação, durante sessão ordinária desta segunda-feira (5).

Ela propôs que o Observatório Social de Guarapuava receba o título de Utilidade Pública. Vale lembrar que a matéria foi protocolada no ano passado, época em que exercia o papel de vereadora.

Caso seja sancionado, a entidade poderá receber repasses do poder público local.

Com a decisão, o Projeto será votado em segundo turno, na sessão ordinária desta terça-feira (6).

O que é Observatório Social?

É uma organização não governamental composta por representantes dos moradores de bairros e instituições da cidade. Não depende da Prefeitura para sua criação e funcionamento. O Observatório Social de Guarapuava funciona desde 2009.

Para que serve?

Para acompanhar os gastos do orçamento municipal, principalmente nas licitações de compras, obras e serviços. Com isso a cidade pode economizar e aplicar melhor o dinheiro em suas prioridades.

Como funciona?

Cidadãos voluntários, universitários, aposentados e outros, acompanham as ações e gastos da prefeitura. Essas pessoas são escolhidas em assembléias e recebem o apoio da Receita Federal, Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Ministério Público e da sociedade.