Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Projeto que cria o Dia do Agricultor Urbano é aprovado pela Câmara de Guarapuava

Projeto que cria o Dia do Agricultor Urbano é aprovado pela Câmara de Guarapuava

por Imprensa publicado 12/08/2025 16h47, última modificação 12/08/2025 16h47
Data escolhida, 15 de março, homenageia o início das atividades da Horta Comunitária do Bairro Xarquinho

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11/08), a Câmara de Guarapuava aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária 110/2025, de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT), que institui o Dia do Agricultor(a) Urbano(a) no município. A proposta ainda passará por segunda votação no plenário antes de seguir para sanção do Executivo.

A data será celebrada anualmente em 15 de março, em referência ao início das atividades da Horta Comunitária do Bairro Xarquinho, uma das referências em agricultura urbana em Guarapuava. O grupo de mulheres envolvidas nessa iniciativa foi a inspiração para a elaboração do projeto.

A autora explica que o objetivo é fomentar a prática das hortas comunitárias em Guarapuava. “Elas já têm trazido um ótimo resultado para as famílias. Mais de 60 famílias estão envolvidas entre as duas hortas, que produzem alimento, combatem a fome, promovem a socialização entre as pessoas que trabalham ali e dão uso adequado a terrenos que antes eram baldios”, explicou Professora Terezinha.

Objetivos do Dia do Agricultor Urbano


A lei estabelece que criação da data terá cinco objetivos principais:

  • Fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura urbana, incluindo formas de produção, processamento e eventual comercialização de produtos;

  • Promover políticas públicas e programas que estimulem o setor;

  • Reconhecer e valorizar agricultores e agricultoras urbanos como agentes de transformação social;

  • Oferecer alternativas e capacitação, visando profissionalizar a atividade;

  • Criar espaços de diálogo para discutir questões locais e propor melhorias para a agricultura urbana.


Professora Terezinha lembra ainda que o Dia do Agricultor Urbano será uma oportunidade para discutir a importância das e fortalecer a agricultura urbana.


Comunidade pode participar


Acompanhando a Sessão Ordinária no Plenário, o secretário de Agricultura, Celso Doliveira, disse que considera o projeto aprovado uma valorização importante do agricultor urbano, atividade em expansão em várias cidades do Paraná e do Brasil. 

Ele avalia ainda que, embora as hortas comunitárias de Guarapuava ainda sejam pequenas e iniciais, há potencial de crescimento e a Secretaria dará todo o apoio necessário. “Inclusive nós temos aí a previsão de nos próximos meses de um bom volume de recursos, materiais que estão sendo destinados para equipar essas hortas”, comentou o secretário.

Outro ponto mencionado é o espaço para que a comunidade se engaje mais com iniciativas de agricultura urbana. “A Secretaria Municipal de Agricultura está investindo nisso, está trabalhando, conta com uma equipe dando suporte técnico tanto na parte agronômica, como na parte de mobilização social”, contou Celso Doliveira.

error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Rede Cabeada

GLPI

Observação: Rede Wifi