Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Procuradoria da mulher promove capacitação inédita no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Procuradoria da mulher promove capacitação inédita no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

por Imprensa publicado 21/07/2025 18h30, última modificação 21/07/2025 18h35
Objetivo é capacitar servidores para acolhimento de vítimas e enfrentamento do ciclo da violência. Essa é primeira vez que ação do gênero ocorre no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Nesta terça-feira, 22 de julho, às 16 horas, o evento "Por Elas e Com Elas: A Luta é de Todos Nós" marcará a primeira vez que a Câmara de Guarapuava, por meio da Procuradoria da Mulher, promove uma capacitação interna em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação reforça o compromisso da instituição com a proteção e o amparo às mulheres.

O principal objetivo  é oferecer aos servidores da Câmara de Guarapuava informações para o acolhimento qualificado de relatos de violência contra a mulher. A iniciativa parte do entendimento de que o feminicídio  é o desfecho mais cruel da violência de gênero. Desse modo, esse tipo de crime não ocorre de forma isolada, mas é o ponto final de um complexo "Ciclo da Violência", que se inicia com agressões muitas vezes sutis e progressivamente escalonadas. A conscientização sobre esses mecanismos e a capacidade de intervir precocemente são cruciais para romper esse ciclo e salvar vidas.

Para aprofundar o debate e fornecer orientações práticas, o evento contará com a presença da Advogada Especialista em Direitos das Mulheres, Dra. Iraneide Maria Komeche. Com experiência no Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), onde atuou entre 2022 e 2024, e como vice-presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravização Negra, Dra. Iraneide apresentará o trabalho do NUMAPE e conduzirá uma capacitação sobre como proceder ao receber um relato de violência doméstica, capacitando os participantes sobre os mecanismos que podem ser acionados.

A Procuradora da Mulher da Câmara de Guarapuava, vereadora Profª Bia (PV), destaca a relevância da data e da iniciativa: “O feminicídio é o desfecho mais cruel de um ciclo de violências, que muitas vezes começa de forma silenciosa. Por isso, precisamos atuar de forma integrada na prevenção, no acolhimento e na garantia de direitos”, pondera a Procuradora.

Dia Estadual de Combate ao Feminicídio 

A data de 22 de julho foi instituída como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná pela Lei 19.873/2019. A escolha é uma homenagem à memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava em 2018. O caso, de grande repercussão nacional, evidenciou a urgência de se discutir e combater a violência de gênero no Brasil.

A Procuradoria da Mulher e as vereadoras da Bancada Feminina participam, também na terça-feira, da Caminhada do Meio-Dia. Mais um evento do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A iniciativa, organizada pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ocorre na rua XV de Novembro, com concentração na esquina com a rua Saldanha Marinho, a partir das 11h30. O trajeto seguirá até a Praça Nove de Dezembro.

registrado em:
error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Este link só está disponível dentro da rede interna da Câmara.