Poder Legislativo recebe visita técnica de alunos do Colégio Carneiro

por Imprensa publicado 06/09/2023 14h55, última modificação 06/09/2023 15h03
Atividade da Semana Acadêmica de Administração do Colégio Francisco Carneiro Martins leva mais 100 alunos a Câmara Municipal para aprender sobre Administração Pública
Poder Legislativo recebe visita técnica de alunos do Colégio Carneiro

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Uma experiência que vai ficar marcada para muitos alunos. É assim que a estudante Débora Kingerinski, do segundo ano do curso Técnico em Administração, define a visita técnica ao Poder Legislativo na tarde da última terça-feira.

Além dela, mais de 100 de seus colegas do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins estiveram presentes. A atividade fez parte da Semana Acadêmica de Administração 2023 (SEMAD) da instituição. O principal objetivo foi proporcionar aos estudantes um aprofundamento sobre a Administração Pública.

Eles foram recebidos no plenário da Câmara Municipal, e em um primeiro momento, ouviram uma servidora da Prefeitura de Guarapuava falar sobre as funções e atividades do Poder Executivo. Na sequência, as vereadoras e vereadores compartilharam sobre o cotidiano do Poder Legislativo.

Entre os conteúdos abordados estavam questões de como funcionam os poderes, quais as funções que os vereadores podem exercer e o que é como surgem as políticas públicas. Após as falas, os jovens puderam fazer perguntas. Além disso, os estudantes permaneceram para assistir a sessão plenária.

Conhecimento quebrando barreiras

Debora definiu como uma boa oportunidade participar da sessão. “Foi ótimo conhecer um pouco dos vereadores, eles têm opiniões diferentes o que faz com que a população se identifique”, destacou. Além disso, ela reforçou que essa ação pode quebrar preconceitos. “Percebe-se que na prática é um pouco diferente do que é na teoria, o que nos foi proporcionado hoje foi incrível, pois muitos alunos não tinham a base do que realmente é a política”, comentou.

A também estudante do colégio, Amanda Correia Basto, disse que a ação foi interessante. “Tivemos uma grande oportunidade em poder saber mais sobre a política, assim podemos ver com mais clareza como cada cargo funciona, ver e analisar a visão dos vereadores”, analisou a aluna, que está no primeiro ano do curso.

Aproximando sociedade e Poder Público

Participaram da atividade os vereadores Nego Silvio (Podemos), Gilson da Ambulância (Solidariedade), Joel Barbosa (Solidariedade) e Cezinha Malusa (Podemos), além das vereadoras Profª Bia (MDB), Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT)

O presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, também recepcionou os alunos. Ele lembrou que é sempre gratificante receber a comunidade. “Minha vontade como presidente é aproximar os cidadãos do que acontece na Câmara. Também queremos que cada vez mais jovens se interessem por política. Eu fui membro do movimento estudantil e aposto que no futuro há grandes chances de ver um deles aqui, como vereador ou vereadora, trabalhando por nossa cidade”, finalizou.