Patrimônio Natural e Cultural são tema de reunião no Poder Legislativo

por Imprensa publicado 19/04/2023 18h28, última modificação 19/04/2023 18h28
Objetivo do encontro foi incluir a sociedade na criação de um Projeto de Lei sobre o tema
Patrimônio Natural e Cultural são tema de reunião no Poder Legislativo

Poder Legislativo recebe a Sociedade Civil Organizada em reunião sobre Projeto de Lei.

Incluir representantes da sociedade civil no diálogo é um dever do Poder Legislativo. Por esse motivo, uma reunião a respeito do Projeto de Lei 01/2023, que discorre sobre o tombamento do patrimônio histórico, aconteceu na manhã de segunda-ferira, 17/04, no plenário da Câmara de Vereadores.

Participaram do encontro representantes do comércio, de imobiliárias, do CRECI, do Conselho do Plano Diretor de Guarapuava (Concidade), do Conselho de Turismo, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (Aeag), da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Obras, além de vereadores e assessores.

No encontro a vereadora Professora Terezinha (PT) e o vereador Prof. Saulo (Republicanos), dois dos autores do PL, fizeram um resgate do histórico que levou à proposição da nova legislação.

Na oportunidade foram esclarecidos aspectos do projeto que geraram dúvidas, como a diferença entre o tombamento e a indicação do interesse histórico. Outro ponto que esteve presente na conversa foi a preservação de bens imateriais que têm importância para a cultura guarapuavana, como canções, por exemplo.

Uma das presentes, a arquiteta Taila Falleiros Lemos Schmitt, disse sair com impressão positiva. “Vários representantes estiveram presentes para discutir a importância da preservação, tanto cultural, quanto patrimonial, e bem históricos, naturais, materiais e imateriais e trazer isso à tona a discussão perante todos os envolvidos”, refletiu.

Para a Professora Terezinha a proposição da lei busca que a cultura Guarapuavana seja preservada. “Para nós é importante que haja a legislação, porque é a preservação da história do município. É a valorização das pessoas que vieram antes, que construíram este município, e que deixaram as suas marcas do período histórico que viveram”, comentou.

Desenvolvimento não será atrapalhado

Os vereadores aproveitaram para tranquilizar os presentes sobre aspectos relacionados à questão imobiliária.  De acordo com a vereadora Professora Terezinha, coautora do projeto, a conservação do patrimônio histórico pode até trazer mais significado.

Prof. Saulo concorda com a ideia de que a regulamentação não atrapalhe esse mercado. Além disso, ele mencionou os benefícios para o turismo relacionados com o patrimônio histórico. "Nossa intenção é que seja preservada a história, mas que não engesse o desenvolvimento da história e não lese o proprietário", defendeu.

Encaminhamentos

Todo o material utilizado na criação do projeto foi encaminhado para os presentes. A ideia é que após análises sejam traçados apontamentos e sugestões, a serem debatidos em uma futura reunião, considerando também sua possível inclusão.