Misturando aprendizagem e diversão, alunos do Colégio Imperatriz visitam a Câmara

por Imprensa publicado 18/09/2023 15h13, última modificação 18/09/2023 15h13
Durante visita ao Poder Legislativo, estudantes puderam conhecer o plenário, os gabinetes parlamentares e da presidência, além de fazer perguntas aos vereadores

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Quem passou pelo plenário da Câmara na sexta-feira, 15/09, viu as bancadas serem ocupadas por um pessoal diferente. Os vereadores deram lugar a turma do 3º ano do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, do distrito de Entre Rios.  A atividade na sede do Poder Legislativo foi só uma de um dia cheio de novos conhecimentos. O roteiro também inclui uma visita na Prefeitura e paradas em pontos turísticos da cidade.

Na visita, a turma conheceu os gabinetes parlamentares e o da presidência. Além disso, conversaram com os vereadores presentes. Mais tarde, ao conhecer o plenário puderam se sentar nas bancadas, que foi de onde viram um vídeo explicando as funções de um vereador. Em um momento que misturava aprendizagem e diversão, usaram os microfones para fazer perguntas e compartilhar opiniões.

Receberam os alunos Celso Costa (cidadania), Dognei (PDT), Professora Terezinha (PT), Bruna Spitzner (Podemos), Cristóvão da Cruz (Democracia Cristã), Cezinha Malusa (Podemos), Wilson Anciutti (União Brasil), além do Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes.

Guarapuava do Futuro

Receber os alunos também foi a oportunidade para realizar os primeiros testes de funcionamento do programa Guarapuava do Futuro, que está em fase final de produção. Essa iniciativa receberá estudantes para visitas guiadas à Câmara Municipal e à Prefeitura. Esse projeto visa reforçar práticas cidadãs, aumentar o interesse das crianças por política, ensinar o funcionamento da democracia e a divisão dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Segundo a Diretora de Comunicação do Poder Legislativo, Patrícia Siqueira Silva, a visita serviu para testar a dinâmica que será utilizada. “Foi uma experiência interessante, onde pudemos avaliar como os alunos reagem e no que se interessam. Com certeza, quando estiver valendo vai ser muito bom para todos os participantes”, explica.

O Guarapuava do Futuro é uma iniciativa que conta com a colaboração entre o Legislativo e Executivo. Essa também é uma forma de incentivar ainda mais uma cultura política na comunidade, uma das premissas que o Presidente Pedro Moraes tem procurado salientar em seu mandato.

“É como o próprio nome diz, estamos pensando no futuro. Queremos receber cada vez mais as pessoas na Casa de Leis. Espero que com o Guarapuava do Futuro, as crianças cresçam sabendo que esse espaço aqui é acessível a elas, que elas podem estar presentes, acompanhar as sessões, fazer parte do processo democrático. E, quem sabe um dia, um deles acabe ocupando uma dessas cadeiras como um vereador”, comenta o presidente.

Como participar

O Guarapuava do Futuro é voltado para  alunos do ensino fundamental e médio, de instituições públicas e particulares.

O projeto aceitará grupos de até 40 participantes, que deverão estar acompanhados de representantes da instituição escolar. A duração da visita é de aproximadamente duas horas.

Para saber mais informações e indicar que deseja participar do Guarapuava do Futuro, os docentes, pedagogos ou diretores podem entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1197 ou pelo email programaguarapuavadofuturo@guarapuava.pr.gov.br.