Maria José - vereadora mais votada de Guarapuava

por Imprensa publicado 26/05/2023 09h52, última modificação 26/05/2023 09h52
A recordista de votos em uma única eleição é mais uma das homenageadas pela Galeria Lilás

20 anos no Poder Legislativo, sempre sendo eleita diretamente por cinco vezes e dona da maior votação para o cargo de vereador na história de Guarapuava (foram 4380 eleitores que a escolheram em 2008). Maria José Mandu Ribeiro Ribas teve uma passagem de destaque pela Câmara de Vereadores, contribuindo para momentos importantes da história recente da cidade.

Como ela nos recorda, suas memórias mais marcantes do período foram as diversas audiências públicas que organizou e conduziu. “A implantação do nosso campus da UTFPR , a construção do nosso Hospital Regional, a vinda dos cursos de medicina, a construção do nosso tão sonhado Hospital do Câncer”, lista ela.

Maria José também não deixa de citar os projetos que propôs e hoje fazem a diferença na comunidade local, como o de combate à mortalidade materno-infantil e os fundos municipais da mulher e do idoso.”Acho que o que mais me marcou foi isso: poder contribuir com projetos que eu vejo que hoje trazem resultado para a qualidade de vida para as pessoas”, reflete.

Contribuições para a área da saúde

Apesar de não se restringir apenas a isso, sua atuação foi bastante voltada a pautas da saúde. Fato esse que vem de sua profissão de formação, a enfermagem. Sua qualificação na área fez assumir importantes cargos também no Poder Executivo, como, por exemplo, Secretária de Saúde de Guarapuava. Foi assim que, em 1990, ela se tornou a primeira mulher a assumir essa pasta.

Seu tempo à frente da pasta é motivo de orgulho. “Fizemos uma revolução. Toda essa política de saúde descentralizada para os bairros foi feita na nossa gestão. E eu tive a oportunidade de coordenar todo esse processo. Tanto que eu fui palestrar na USP para todos os secretários municipais de saúde de São Paulo e também fomos matéria do Globo Repórter”, conta.

É desse período, também, a sua contribuição para a criação do primeiro Conselho Municipal de Saúde e realização da primeira Conferência Municipal de Saúde. A esse trabalho na Secretaria Municipal de Saúde, e, na sequência, no Governo do Estado, como Diretora da Regional de Saúde, é que Maria José atribui a oportunidade de ser eleita.

Mas isso, é claro, era aliado ao contato que sempre procurava manter com as pessoas. “E eu sempre gostei muito de trabalhar com as pessoas. Então, eu não era uma secretária de ficar atrás da mesa. Eu ia a campo mesmo, eu ia para as unidades”, lembra.

Valorizando a mulher na política e sociedade

Durante as duas décadas de Poder Legislativo, Maria José nem sempre teve uma colega mulher ao seu lado. Fato esse que agravou, em algumas situações, o preconceito que sofria em um ambiente tradicionalmente masculino.

Agora, ela enxerga com bons olhos as mudanças que vêm acontecendo, como, por exemplo, o aumento no número de vereadoras eleitas. “E eu acho que todas que por lá passaram, desde a Carmem, todas que a sucederam, contribuíram para que isso fosse entendido pelos homens que a mulher chega para somar, para contribuir. Eu acho que eu também deixei isso, para que tantas outras também chegassem lá. Nós fomos duas, hoje somos quatro”, reflete.

O aumento das mulheres nos cargos políticos é algo que a ex-vereadora deseja ver. “Elas têm que participar ativamente da vida da cidade. Quem não quer construir uma cidade melhor para nossas gerações? E eu diria a todas as mulheres que vale a pena nós darmos a nossa parcela de contribuição para termos cada vez mais igualdade, mais reconhecimento”, conta.

Uma proposta de seu tempo como vereadora tem ajudado nesse reconhecimento. É o Diploma Mulher Cidadã, que vem reconhecendo a contribuição de mulheres em diversos segmentos para a sociedade Guarapuavana.

Galeria Lilás

Maria José Mandu Ribeiro Ribas será uma das homenageadas pela Galeria Lilás, que será inaugurada na próxima quarta-feira, 31/05. Essa ação é parte das celebrações dos 170 anos do Poder Legislativo de Guarapuava.