Diversidade e representatividade marcam a cerimônia do Mulher Cidadã

por Imprensa publicado 31/03/2023 16h40, última modificação 31/03/2023 18h42
Homenagem feita pelo Poder Legislativo contemplou 28 mulheres. Confira como foi o evento

Uma noite de sorrisos, emoção e, acima de tudo, reconhecimento pela contribuição para a comunidade. A plateia que lotou o auditório do Teatro Municipal Marina Karam Primak na noite do dia 30 de março acompanhou a entrega do diploma de Mulher Cidadã para  28 mulheres que fizeram e fazem a diferença em Guarapuava.

As homenageadas vêm de diferentes áreas de atuação, cada uma com sua contribuição para a cidade. As indicadas representavam segmentos ligados ao empreendedorismo, à educação e à religião, entre outros.

Adelaide Klackzeck, que recebeu homenagem na noite, agradeceu a iniciativa e se disse emocionada. “É muito importante porque valoriza a mulher. Agradeço ao vereador Joel a indicação e acho que pessoal devia continuar com essa iniciativa que reconhece o trabalho de muitas mulheres”.

A professora Lucia Virgínia Mamcasz Vigenheski que também recebeu a homenagem, acredita que diploma de mulher cidadã seja um marco em sua trajetória profissional. Ela diz sentir que a indicação vem como reconhecimento do trabalho acadêmico que realiza, pesquisando formas de tornar o ensino de alunos com deficiência visual mais inclusivo.

Lucia agradeceu à vereadora Profª Bia (MDB) pela indicação e ao Poder Legislativo municipal pela iniciativa. “Também vejo isso como um incentivo para que outras mulheres se inspirem nos exemplos de todas aquelas que estão lá. E que assim queiram buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, refletiu.

Quem também espera que ter subido ao palco do teatro municipal para receber o reconhecimento sirva de motivação para mais pessoas é a empresária Eduarda Oliveira, indicada pela vereadora Bruna Spitzner (Podemos). “Quem sabe ser inspiração para que outras pessoas desenvolvam projetos voltados a nossa comunidade LGBTQIA+. Algo assim representa muito o que a gente tem reivindicado que são esses espaços e estamos tendo. Estamos tendo voz para falar mais sobre isso. Esperamos que isso sempre aconteça”, compartilhou.

A noite especial contou com apresentações culturais de mesmo nível.  Durante a recepção dos convidados, o show ficou a cargo da Banda Jovem Municipal. Já o Coral Municipal da Secretaria de Cultural ocupou o palco do teatro, encantando os presentes com apresentações à capela e versões de grandes sucessos.

A iniciativa, instituída pela resolução 02/2002, visa construir uma sociedade com mais equidade e condecorar bons exemplos. De autoria da então vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas, que esteve presente na cerimônia. 
Ela recordou o histórico do evento e elogiou a procuradora da mulher, a vereadora Bruna Spitzner (Podemos), e o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes  (Republicanos). “Hoje o projeto é retomado com um novo formato, mas a essência é a mesma, homenagear as mulheres que fazem uma sociedade melhor. Parabéns ao Poder Legislativo por isso”, comentou.


Trabalho por equidade

Bruna Spitzner, que está à frente da Procuradoria da Mulher, responsável pela entrega da homenagem, saudou as colegas da primeira bancada feminina do Poder Legislativo pelas lutas que travam juntas e reconheceu a importância do evento.

Além disso, a vereadora agradeceu ao trabalho que as homenageadas fazem para a comunidade. “É muito importante para nós enquanto legisladores estarmos sempre muito próximos da população de Guarapuava e reconhecermos a realidade da população. Entregar homenagem aquelas que fazem tanto, contribuem tanto e fazem tanto pra nossa sociedade crescer me deixa muito feliz”, falou.

A vereadora Cris Wainer se dirigiu às indicadas lembrando que a solenidade era toda delas. “Hoje esse espaço é pra vocês. É pra vocês que contribuem de uma forma ou de outra na construção de uma sociedade justa e igualitária. Essa homenagem é simbólica, para mostrar que todas nós juntas fazemos a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou.

A vereadora Professora Terezinha (PT) lembrou que o evento marca o final do mês das mulheres, um período que representa a busca por justiça e liberdade. “Viva a luta das mulheres, viva o mundo mais justo, viva a igualdade, viva todas as nossas homenageadas”, comemorou.


Momento de união do Poder Legislativo

Também integrante da bancada feminina, Profª Bia (MDB) parabenizou a procuradora da mulher pelo evento. Além disso, ela aproveitou para agradecer ao Presidente Pedro Moraes pelo apoio que vem dando à causa feminina.

Falando às homenageadas, a vereadora reforçou como é difícil para as mulheres conciliarem as expectativas que a sociedade mantém para elas com as lutas pelas causas sociais e carreiras que defendem. “A inspiração que vocês são para muitas, é parte da construção de um mundo melhor para mulheres e homens”, disse Profª Bia. 

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, prestou referências à bancada feminina pelo trabalho e reconheceu a força que as quatro representantes possuem. 

Ele lembrou também  que esse é um momento de união de todos os vereadores em torno dos projetos de Guarapuava. "Quero deixar uma mensagem. Nós homens e mulheres, lutando a cada dia juntos, passo a passo, nunca deixamos de sonhar alto, deixamos de lado a capacidade de nos emocionar sonhando com um futuro melhor”, finalizou.

Confira mais imagens do evento clicando aqui


Confira a lista de homenageadas:


Marilena Bastos Cunico


É diretora, ao lado de seus filhos, da empresa Moinho São Luiz, na Vila Bela, há 35 anos. Antes disso, foi professora, com 25 anos dedicados à educação.

Mesmo com as diversas modificações que o país e a sociedade passaram, a empresa que Marinela ajuda a comandar continua relevante no mercado.


Indicação: Danilo Dominico (Podemos)

 


 

Nersi Schroeder


É cabeleireira, atuando desde 1968, quando começou a sua carreira aos 15 anos de idade. Há 30 anos é proprietária de seu salão próprio e já conta com mais de 50 anos de carreira.


O trabalho de Nersi atravessa gerações, cuidando do cabelo e visual dos filhos e netos de seus primeiros clientes. A clientela formada nesse tempo é fiel e possui fortes laços de amizade.


Indicação: Danilo Dominico (Podemos)

 


 

Iraci Nola


É fundadora do projeto Voluntários do Bem, destinado a ajudar pessoas em situação de necessidade. A iniciativa, que se mantém por meio de doações e um bazar, que fica na própria casa de Dona Iraci.

O Projeto já conseguiu adquirir camas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cestas básicas, geladeiras, fogão, sofá, móveis em geral, roupas, medicamentos e demais itens para pessoas necessitadas.


Indicação: Pedro Moraes (Republicanos)

 


 

Alia Maria de Sousa Santos (Irmã Lia)


É Pastora Missionária e Vice-presidente da Igreja Evangélica Pentecostal Cristo Vem. Também ocupa o cargo de  Vice-presidente da associação Tancredo Neves. Irmã Lia, trabalha com evangelismo, orientação espiritual, acolhimento e ajuda ao próximo.

Entre as ações que desenvolve estão a doação de alimentos e roupas, sempre acolhendo ao próximo em suas necessidades básica e também buscando levar conforto e paz por meio da fé.



Indicação: Pedro Moraes (Republicanos)

 


 

Ana Cecília Messas 


É médica veterinária, com 23 anos de carreira. Atua desde de 2004 em Guarapuava. É proprietária da Clínica Vip Dog. Foi voluntária em uma ONG por dois anos, quando conseguiu a castração de 490 fêmeas em parceria com protetores independentes. Além disso, já ajudou atendendo e castrando 180 fêmeas de uma protetora independente que mantém um canil.

Ana vem doando seu tempo e conhecimento em prol da causa animal, ajudando assim a amenizar a dor e a desigualdade que animais de rua sofrem. Suas ações ajudam a construir uma sociedade melhor.


Indicação: Dognei (PDT)

 


 

Vanderleia de Oliveira da Silva


É pastora na Igreja Presbiteriana Renova há mais de 20 anos, sendo bacharel em Teologia. Em sua caminhada vem ajudando famílias carentes, além de prestar apoio na reabilitação de mulheres com dependência química.

Seu trabalho árduo e honroso vem diminuindo conflitos sociais, familiares e os prejuízos à saúde. Além disso, Vanderleia também é apoiadora da causa animal.



Indicação: Dognei (PDT)

 


 

Renata Nizer Ribeiro


É empresária no ramo da publicidade, sendo sócia do Grupo Sodanine. Além disso, também é uma das fundadoras do Valley Coworking, criado em 2014. Vem atuando para fomentar a inovação e o empreendedorismo na região. 

Também atuou na formação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação em Guarapuava. Foi a idealizadora do Projeto Lixo Eletrônico. Assim, ela vem impactando todos os ambientes em que permeia.


Indicação: Nego Silvio (Podemos)

 


 

Rita de Cássia Leal da Cruz


Com uma notável carreira como Executiva, desenvolve inúmeros trabalhos sociais desde que se mudou para Guarapuava. Os principais destaques são a sua atuação junto a Associação Casa de Passagem e Apoio à Pessoa Com Câncer, a ACPAC, e a Soroptimistas, uma organização global que oferece a mulheres e meninas acesso à educação e treinamento para que possam alcançar a independência econômica.

Trabalha na Soroptimistas desde 2008, quando participou do Congresso Internacional. Com a ACPAC a participação em eventos de arrecadação, como Café Beneficente, Festa do Soquete, Outlet Solidário, entre outros. Atualmente, 145 famílias são assistidas pela ACPAC.


Indicação: Nego Silvio (Podemos)

  


 

Marlene Ribeiro Nakasone


Ela vem exercendo notável atividade social, sendo fundadora da Oficina de Santa Rita, na Paróquia São Luíz Gonzaga e Beato Carlo Acutis, na comunidade Santa Rita de Cássia. Atual vice-coordenadora, Marlene ajuda na assistência e acompanhamento de mulheres carentes ofertando cursos em parceria com o Senar, o Serviço de Aprendizagem Rural.

Esse aprimoramento ofertado viabiliza a conquista da autonomia financeira para as participantes da Oficina. Além disso, a Oficina de Santa Rita promove a doação de enxoval, medicamentos, fraldas, entre outros itens, para mães e bebês recém-nascidos. Sua caminhada que já dura anos ressalta sua solidariedade e empatia com o próximo.


Indicação: Prof. Bia (MDB)

 


 

Lucia Virgínia Mamcasz Vigenheski


É Professora de ensino superior, mestre e doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, leciona na UTFPR. Tem destaque na autoria de um projeto voltado à promoção de práticas inclusivas para alunos com deficiência visual em aulas de matemática, desenvolvido pelo Teachers College, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos e a Fundação Lemann.

O projeto auxilia professores de Educação Especial com formação teórico-metodológica para o ensino inclusivo de matemática. Dessa forma, Lucia contribui para um ensino mais humanizado e menos excludente, fazendo com que a sociedade seja mais tolerante e inclusiva.


Indicação: Prof. Bia (MDB)


 


 

Vilma Aparecida Ferreira


Exercendo papel de liderança em sua comunidade na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Dona Vilma é reconhecida como uma referência do Bairro Primavera, onde reside há 40 anos. Atuando na Pastoral Operária e no Partido dos Trabalhadores, possibilitou a formação de dezenas de jovens, que hoje atuam em partidos políticos, movimentos sociais e Associações de Moradores de Guarapuava.

Dona Vilma é pioneira na organização de hortas comunitárias em seu bairro, trabalho que continua realizando atualmente, produzindo alimentos orgânicos e prezando pelo respeito à natureza.



Indicação: Cris Wainer (PT)

 


 

Chaiane Ratuchne de Oliveira


É professora de Educação Física. Atua há 14 anos na formação esportiva de base com crianças e adolescentes em um projeto do clube Gresga.  Já foram mais de mil crianças e adolescentes que passaram pelo projeto, que rendeu participações em sete finais de campeonatos estaduais, bem como três títulos.Além disso, suas equipes chegaram a disputar competições nacionais e a faturar um Campeonato Sul Brasileiro.

Seu trabalho é notável por inserir jovens no mundo do esporte, algo que Chaiane enxerga como um instrumento de transformação social. Além disso, é um exemplo para meninas e mulheres, ao ocupar um posto de destaque em um campo predominantemente masculino, que é o do esporte.


Indicação: Cris Wainer (PT)

 


 

Eloirda Aparecida Gelinski


Tem uma brilhante trajetória como evangelizadora na Paróquia Divino Espírito Santo, fez parte da comissão responsável por sua implementação. Exerce também papel de liderança no bairro Vila Bela. Foi pioneira da Pastoral Familiar na sua comunidade.

Eloirda já fez parte da Equipe Diocesana de Catequese, participou de Santas Missões Populares e Missões Jovens. Como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística leva a Sagrada Eucaristia aos enfermos da Paróquia


Indicação: Paulo Lima (Podemos)

 


 

Afonsina Klinger de Oliveira


Desde muito cedo se dedica a causas sociais ligadas à igreja. É líder da Pastoral da Criança e realiza, há 25 anos, o acompanhamento de gestantes.

Ajudou a organizar a construção da Pastoral da Criança na Paróquia Santa Cruz. Iniciou o bazar permanente que ajuda a financiar as atividades da Pastoral. Atua como Ministra Extraordinária Eucarístia na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores.


Indicação: Paulo Lima (Podemos)

 


 

Inês Antônia Previatti Christ


É empresária da área da moda, fundou, ao lado das irmãs Ires e Neusa, as lojas A Expressiva e Expressiva for Men.

Um exemplo como empreendedora, sempre trabalhou em equipe e manteve os valores da amizade e honestidade. Seu sucesso na área que a atua a destaca na sociedade Guarapuavana.


Indicação: Prof. Saulo (Republicanos)


 

Viviane Abdanur Marques



É pastora sênior da Igreja Evangélica Comunidade Vida de Guarapuava. Desempenha papel de liderança para mulheres. Desenvolveu projetos sociais como “Mercado Social”, que ajuda cerca de 80 famílias mensalmente, e “Irmãos na Obra”, que visa reformar e construir casas para famílias em situação de extrema necessidade.

Juntamente com a igreja, liderou grupos de assistência à Ucranianos, Afegãos e Venezuelanos, promovendo moradia e suprindo necessidades básicas, além de prestar apoio para obtenção de documentos e empregos.


Indicação: Prof. Saulo (Republicanos)

 


 

Léia Gonçalves


É empresária, se destacando como administradora da Casa de Carnes JP, no distrito da Palmeirinha. Já trabalhou em diversos ramos, muitas vezes conciliando dois empregos ao mesmo tempo.

Léia é um grande exemplo de mulher fé, que se dedica, nas mais diversas situações, a ajudar o próximo.


Indicação: Cristóvão da Cruz (DC)

 


 

Marines Aparecida Nogueira


É empresária no ramo da beleza, sendo proprietária de um salão no distrito da Palmeirinha. Também, se dedica há anos ao artesanato, fazendo pinturas e bordados.

Sempre trabalhou fazendo ao próximo aquilo que ela gostaria que fosse feito a ela.


Indicação: Cristóvão da Cruz (DC)

 


 

Leni de Oliveira Maceno


É professora aposentada, tendo lecionado para jovens e adultos até 1980, além de ter trabalhado na Escola Municipal Enoch Tavares entre 1981 e 2010, conciliando a educação básica com o EJA, (Ensino de Jovens e Adultos)


Foi membro ativo da Comunidade São João Batista, colaborando em vários segmentos. Também participou da criação da Associação de Moradores da Vila Jordão, a AMUVIJOR.


Indicação: Wilson Anciuti (União Brasil)

 


 

Amerina Kaminski de Oliveira


É professora aposentada, sua atuação sempre foi na 1ª série do ensino fundamental, tendo alfabetizado inúmeras turmas. Tia Mira, como ficou conhecida, vem se dedicando a ajudar aos menos favorecidos desde sua aposentadoria. Uma missão que assumiu de seu marido, o Tio Dega, antigo vereador.


Tia Mira já superou um câncer e um AVC. Mesmo tendo diversas perdas de entes queridos em sua história, inclusive de 4 de seus filhos, não deixa de pensar no próximo. Ela  é um exemplo de amor e acolhimento.


Indicação: Wilson Anciuti (União Brasil)

 


 

Adelaide Klackzek


Tem uma longa trajetória de trabalho em prol da antiga Comunidade São Pedro e da atual Paróquia São Pedro e São Paulo. Já ocupou diversos cargos na igreja. Mais recentemente foi responsável pela administração dos utensílios de cozinha da Paróquia, sempre trabalhando com muita dedicação nas festividades.

Além disso, durante seu período na Legião de Maria e como Ministra da Sagrada Comunhão, realizou um trabalho muito nobre, mas pouco visto: acompanhou e dormiu doentes em hospitais e em suas casas. Trazia conforto e alegria ao levar Jesus na Eucaristia às pessoas que não podiam deixar suas residências.


Indicação: Joel Barbosa (Solidariedade)

 


 

Maria da Conceição dos Santos


Se dedicou durante a vida a auxiliar sua comunidade, no Bairro Xarquinho. Ao ceder a capelinha que possuía em seu terreno, viu nascer a Comunidade São Pedro, hoje Paróquia São Pedro e São Paulo.

Dona Conceição, ao ver a dificuldade de crianças em frequentar a escola, foi atrás de ajuda com o Padre Honório, na época da Paróquia Dom Bosco, para saber como poderia resolver a situação. Após terem seus pedidos aceitos, uma escola foi autorizada a funcionar em uma casa, na época chamada de Centro Comunitário. Hoje, essa é a Escola Municipal São Pedro.


Indicação: Joel Barbosa (Solidariedade)

 


 

Silmara Kirchbaner Burak


É empresária, sendo fundadora, junto a seu esposo, da loja Emana. Já são 30 anos de atuação. O maior objetivo da empresa é dar emprego, preço justo e atender bem seus clientes.

Durante sua trajetória demonstrou força e pioneirismo, conseguindo inspirar a muitas outras mulheres por conseguir ser empreendedora. 



Indicação: Gilson da Ambulância (Solidariedade)

 


 

Bertulina de Jesus da Silva


Trabalha há 37 anos realizando obras missionárias, 14 destes em Guarapuava. Fundou, ao lado de seu marido, a igreja Assembleia de Deus Sol da Justiça, com sede no Bairro dos Estados.

Além de assistência espiritual, buscou sempre auxiliar a área social, realizando trabalhos em comunidades carentes. Dedicou toda sua vida às obras comunitárias.


Indicação: Gilson da Ambulância (Solidariedade)


 


 

Regina Ribas de Campos dos Santos


É professora municipal aposentada, trabalha voluntariamente na Pastoral da Criança da Paróquia Santa Cruz há mais de 20 anos. Além disso, atua em diversos outros projetos sociais da igreja.


Já foi dirigente sindical do SISPPMUG e já compôs a direção da APMG , a Associação dos Professores Municipais de Guarapuava


Indicação: Professora Terezinha (PT)

 


 

Martha Loureiro Gomes


É professora intérprete de Libras. Foi  professora da Rede Estadual do Paraná, atuando nos colégios Visconde de Guarapuava e Tupy Pinheiro. Também atuou como professora na Unicentro. 

Há anos se dedica voluntariamente no auxílio a um número expressivo da comunidade surda no município de Guarapuava.  Sua principal atuação é no acompanhamento da ADISSUG, a Associação dos Direitos dos Surdos e Surdas de Guarapuava.


Indicação: Professora Terezinha (PT)


 


 

Kryssia Kosmos


É empresária e influenciadora digital. Formada em jornalismo, Kryssia atuou em TVs locais, entre elas, a Rede Massa - SBT. O sucesso do conteúdo que produzia em suas redes sociais fez com que ela passasse a se dedicar exclusivamente a essa atividade. Com um público de 43,3 mil seguidores no Instagram, ela é uma das referências neste mercado em nossa região.

Passou a empreender ao abrir a loja Armário da Kryssia. Ao se tornar mãe, passou a atualizar o foco de suas produções, falando mais em maternidade e empreendedorismo. Ela tem servido de exemplo para as mulheres guarapuavanas e vem atuando no desenvolvimento local.


Indicação: Bruna Spitzner (Podemos)


 


 

Eduarda Oliveira


É empresária, fundou ao lado de suas amigas Mariane e Juliana o Vênus Bar, um estabelecimento LGBTQIA+ voltado para que as pessoas se sintam acolhidas, podendo compartilhar e celebrar bons momentos e suas conquistas com quem amam.

Eduarda, uma mulher lésbica, fez do Vênus Bar um marco não só de sua vida, mas da comunidade. Ela mostra, com sua atuação, que mulheres podem ocupar qualquer espaço que desejam. Um exemplo de mulher e empreendedora que acredita, luta e vive Guarapuava.


Indicação: Bruna Spitzner  (Podemos)


error while rendering plone.comments