Legislativo presta homenagem ao projeto Florescer

por Imprensa publicado 09/08/2022 16h20, última modificação 09/08/2022 16h18
Desde o início das atividades, já foram envolvidas aproximadamente 700 crianças e os resultados são perceptíveis

O Poder Legislativo de Guarapuava aprovou e entregou durante a sessão desta segunda-feira, 8 de agosto, Moção de Aplausos e Congratulações ao projeto de extensão universitária Florescer, da Unicentro.

Criado em 2015, tem como foco o combate à violência contra a mulher e desenvolve ações nas escolas públicas da rede municipal com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, que têm entre 8 e 9 anos de idade. Sob coordenação da professora Ariane Pereira, as oficinas apresentadas às crianças são baseadas na educomunicação e na dramaturgia do telejornalismo e abordam equidade de gênero.

Desde o início das atividades, já foram envolvidas aproximadamente 700 crianças no projeto e os resultados são perceptíveis. De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, houve um aumento médio de 40% na procura por atendimento por parte de mulheres nos bairros por onde o projeto passou, “evidenciando que, além de possibilitar que as crianças desnaturalizem a violência contra a mulher, elas são entes ativos, estimulando as mães a procurarem ajuda”.

Para a professora Ariane, a iniciativa é de extrema relevância para a Universidade e para a sociedade como um todo. “A Maria da Penha diz que ‘quando a violência acaba, a vida floresce’. O Florescer representa a possibilidade de que meninos e meninas cresçam livres de estereótipos de gênero, sem preconceitos e, com isso, estamos construindo uma sociedade sem violência contra a mulher. Todo mundo ganha”, disse.

O requerimento para a homenagem é de autoria das Vereadoras Bruna Spitzner, professora Bia, professora Terezinha e Cris Wainer.

registrado em: