Hospital Santa Tereza tem repasse de 500 mil aprovado por vereadores

por Imprensa publicado 05/07/2023 18h05, última modificação 05/07/2023 18h02
Nas sessões extraordinárias desta terça dois projetos de lei autorizando o município a repassar recursos no valor de 500 mil reais ao Hospital Santa Tereza foram aprovados
Hospital Santa Tereza tem repasse de 500 mil aprovado por vereadores

Foto: Reprodução/Instituto Virmond.

A terça-feira, 04/07, teve importantes votações no Poder Legislativo de Guarapuava. Com a realização de duas sessões extraordinárias, dois Projetos de Lei (PL) do Executivo com impacto na área da saúde tiveram suas primeiras e segundas votações realizadas. Os PLs (E) 56/2023 e 57/2023 permitem o repasse de 500 mil reais ao Instituto Virmond, conhecido popularmente como Hospital Santa Tereza.

O repasse se deu através de dois PLs distintos, porque enquanto o 57 autoriza a o Município celebrar parceria com o Instituto Virmond, o 56 permite a abertura de despesas no Plano Plurianual de 2022 a 2025, na Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 3320, de 06 de julho de 2022 e, na Lei Orçamentária Anual nº 3391, de 19 de dezembro de 2022, através de créditos adicionais suplementares.

De acordo com o plano de trabalho, encaminhado junto com o PL 56/2023, a verba deverá ser empregada para a reforma do Pronto Atendimento Ortopédico e Pediátrico. “Com objetivo de melhoria da qualidade de atendimento dos serviços de saúde prestados pela entidade aos usuários do SUS”, descreve o documento.

Com votos favoráveis de todos os vereadores nas duas as sessões, só resta que o prefeito Celso Góes sancione as duas Leis e ocorra a publicação no Boletim Oficial do Município para que o recurso chegue ao Instituto Virmond.

Vereadores vem trabalhando pelo Hospital Santa Tereza

O Poder Legislativo de Guarapuava vem trabalhando para ajudar o Santa Tereza. Em abril, os vereadores Marcio Carneiro (Cidadania) e Professora Bia (MDB) ajudaram a articular duas diferentes emendas para o Instituto Virmond.

Já em maio, ao visitar o Ministério da Saúde em Brasília, o Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, entregou à pasta um dossiê que relata o atual estado da instituição. Na ocasião, ficou indicada a realização de uma visita técnica ao hospital para levantar as principais necessidades.