Poder Legislativo articula emendas para o Instituto Virmond

por Imprensa publicado 10/04/2023 19h04, última modificação 10/04/2023 19h04
Trabalho de vereadores junto a deputados garantem 550 mil em emendas ao hospital

Sempre no radar dos vereadores, as demandas da área da Saúde em Guarapuava voltaram a ser atendidas. Na sessão desta segunda-feira, 10/04, foram anunciadas duas emendas que destinam recursos ao Instituto Virmond, popularmente conhecido por seu antigo nome, Hospital Santa Tereza.

O primeiro anúncio foi do vereador Vardinho (Cidadania).  “A deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD) acaba de me comunicar que passou para a Secretaria de Saúde o Estado 300 mil reais para contemplar nosso Instituto Virmond. É com grande alegria que damos esse comunicado para toda população”, compartilhou.

A vereadora Profª Bia (MDB), aproveitou o tema para anunciar mais uma emenda. "Nós também já temos empenhado com o deputado federal Aliel Machado (PV) mais 250 mil reais para o Instituto Virmond. Já está no Estado, a verba só depende agora da burocracia para chegar até o hospital”, contou.

Emergência na liberação

Ainda no mesmo assunto, Marcio Carneiro (Cidadania) comentou que uma reunião a ser realizada com o Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, na próxima quarta feira, 12/04, buscará a liberação em caráter emergencial das emendas. “Os trâmites geralmente demoram 60 a 90 dias, e o Instituto Virmond está na ânsia de receber esse recurso para ontem”, justificou

O Instituto Virmond vem passando por uma crise financeira crônica. Além de repasses do SUS, a instituição depende de doações. Por esse motivo, o hospital vem realizando campanhas de arrecadação de recursos, inclusive de alimentos, além de eventos beneficentes.

Para o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, o trabalho de articulação entre vereadores e deputados para ajudar instituições locais e população de Guarapuava merece destaque. “Parabenizo a atuação do vereador Vardinho em prol do nosso Instituto Virmond. É muito importante e bom ouvir que o Instituto Virmond está recebendo as emendas nessa tarde. Parabenizo da mesma forma a profª Bia”, reconheceu.