Hospital Regional volta a ser tema de cobranças do Poder Legislativo

por Imprensa publicado 05/04/2023 16h25, última modificação 25/05/2023 18h43
Vereadores cobram a abertura definitiva do Hospital Regional para desafogar demanda da saúde pública

Sempre trabalhando em prol da população, os representantes do Poder Legislativo Municipal abordaram a atual situação do Hospital Regional de Guarapuava. O assunto foi tema das discussões dos vereadores na sessão da última segunda-feira, 03/04.

Cris Wainer (PT) pediu aos colegas atenção a esse problema. “Essa situação da saúde temos que enfrentar. Por mais espinhoso que isso seja. Nós temos um Hospital Regional que é ‘portas fechadas’, só atende pela central de leitos”, comentou.

A opinião de que a saúde guarapuavana necessita de mais cuidados é compartilhada por Rodrigo Crema (União Brasil). Ele criticou a baixa contribuição do Governo do Estado com recursos, citando como exemplo o financiamento do Centro de Especialidades, que não passa de 20%.

“O estado do Paraná está brincando com a saúde da nossa região. Foi nos prometido um Hospital Regional que não tem nada de regional. O povo está sofrendo na UPA e o Município está arcando com essas despesas”, atentou o vereador.

O vereador Wilson Anciuti fez coro aos colegas, pedindo atenção também a especialidades como Psiquiatria. Segundo ele, a saúde pública da cidade conta apenas com um profissional da área. “Hoje a demanda é de 30 mil guarapuavanos necessitando do setor de psiquiatria”, alertou.

Quem também contribuiu para a conversa foi Cristóvão da Cruz (DC). Ele criticou a falta do foco em ortopedia e traumatologia por parte do Hospital Regional. O vereador lembrou que quando foi anunciada a obra, essa seria uma das especialidades. “Todo dia a gente recebe reclamação, principalmente quando se trata de internamento em traumatologia. E o hospital lá atendendo de portas fechadas”, compartilhou.

Elevando o debate

Cris Wainer pediu ainda que a Presidência e a Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa oficiassem uma solicitação de audiência pública junto a Assembleia Legislativa do Estado.

O pedido foi deferido pelo Presidente do Poder Legislativo, o vereador Pedro Moraes. “Estaremos lá participando da Audiência Pública que vai debater o Hospital Regional. É muito importante para esta casa estar presente debatendo com os deputados da nossa região”, concluiu.

registrado em: