HOSPITAL REGIONAL JÁ: 52 novos leitos cirúrgicos são anunciados para o começo de fevereiro

por Imprensa publicado 25/01/2024 19h25, última modificação 29/01/2024 14h28
Câmara Municipal comemora a conquista do início dos serviços cirúrgicos especializados, que ocorrerá em fevereiro.

O Hospital Regional do Centro-oeste - Deputado Bernardo Ribas Carli, vai aumentar a sua capacidade de atendimentos cirúrgicos com 52 novos leitos. A nova capacidade passa a valer no dia 1º de fevereiro.  A assinatura do termo que formaliza o início dos serviços cirúrgicos especializados foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, nesta quinta-feira (25).

Segundo a Agência Estadual de Notícias, a expansão do número de leitos aumenta a capacidade total da unidade para 112, sendo 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral para as especialidades cirúrgicas de ortopedia e urologia.

Abertura vem sendo gradual

Apesar dos avanços, a capacidade ainda está abaixo dos 150 previstos no projeto inicial do Hospital Regional de Guarapuava. No último ano, novos leitos foram sendo anunciados gradativamente.

No começo de 2023 o Hospital Regional de Guarapuava contava com apenas 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI funcionando. Em julho do mesmo ano, com o anúncio das cirurgias na unidade, a capacidade subiu para 60 leitos. Mesmo com o aumento no número de leitos e atendimentos, o Hospital só recebe pacientes pela Central de Leitos.

Voltado para o público dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde, que compreendem mais de 500 mil pessoas, o Hospital Regional de Guarapuava é administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas).

Hospital Regional Já

A demora em disponibilizar a capacidade total do hospital fez com que o Poder Legislativo de Guarapuava realizasse uma série de ações buscando sua abertura plena. Conhecida como Hospital Regional Já, a campanha contou com audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e uma reunião de trabalho com lideranças dos municípios da 5ª regional de saúde.

O Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, acompanhou a assinatura do termo. “Estamos lutando pelo bem de mais de 500 mil pessoas da nossa região que precisam deste hospital em pleno funcionamento. Os novos leitos e as cirurgias especializadas nos aproximam deste objetivo, mas continuamos atentos para que o funcionamento total ocorra em breve”, salientou.

registrado em: