Hospital Regional Já

por Imprensa publicado 17/04/2023 19h15, última modificação 25/05/2023 18h43
Poder Legislativo Municipal lança uma campanha pelo imediato funcionamento do Hospital Regional de Guarapuava

Uma obra de referência. Os maiores investimentos já feitos em saúde pelo governo do estado. Uma solução para os recorrentes de atendimento para todos os 20 municípios da 5ª regional de Saúde do Paraná. Uma série de promessas que a população segue esperando que sejam cumpridas.

É com esse panorama e em busca de soluções que o Poder Legislativo de Guarapuava articulou, junto a deputados estaduais, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALEP). Esse é o primeiro passo da campanha Hospital Regional Já, que objetiva obter o  imediato funcionamento do Hospital Regional de Guarapuava.

Atualmente a instituição conta com 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 90 a menos dos 150 previstos no projeto inicial. Os atendimentos acontecem pela central de leitos do estado, não sendo aberto ao atendimento geral.

10 anos de promessas

Mencionado pela primeira vez pelo ex-Governador Beto-Richa, em visita a Guarapuava em 2013, a obra foi licitada em 2014 e teve seu início em 2015. No momento do lançamento da pedra inicial, o Governo do Estado divulgava esse como o maior investimento feito em Guarapuava e a maior obra da área da saúde no Paraná.

A construção, que de acordo com a licitação, deveria ser concluída em 720 dias, cerca de 1 ano e 11 meses, teve diversos adiamentos. Novas previsões de entregas seguiam sendo feitas e postergadas.

A primeira inauguração veio em 2020, apenas em caráter de emergência, por conta da pandemia. Nesse momento, já haviam sido investidos R$ 115,47 milhões (61,7 mi do fundo da saúde, 30,49 mi para compra de equipamentos e 23,28 mi para instalação dos leitos da Covid-19).

Nessa primeira etapa a instituição contava com 20 leitos de UTI, e 60 leitos de enfermaria. Após a crise sanitária do Covid-19, o perfil do hospital seria direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, situação que ainda não ocorre.

Projeto Inicial

O projeto do Hospital Regional, contemplava 16.475m2 de área construída, divididos em quatro pavimentos, que abrigariam 150 leitos, dos quais 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, além de:

• ambulatório;

• pronto atendimento;

• diagnóstico completo (raio-x, tomografia, ressonância magnética, endoscopia, ECG e EEG);

• cinco salas de cirurgia;

• 11 leitos de recuperação pós-anestésica;

• seis leitos de urgência e emergência;

• 22 leitos de observação adulto;

• 10 leitos de observação pediátrica:

• lavanderia;

• cozinha;

• farmácia;

• almoxarifado;

• auditório;

• heliponto para transporte de urgência.

Audiência Pública

A atuação da situação do Hospital Regional é o tema da audiência pública que ocorre nesta terça-feira, 18,04, na ALEP. Aberto a todo público, o evento ocorre às 9hrs da manhã no auditório da CCJ. Além disso, o canal do Youtube da Câmara transmite o evento em tempo real.

Serviço - Audiência Pública para debater a situação do Hospital Regional

Local:  ALEP- Auditório da CCJ. End.: Pça. Nossa Senhora Salete, s/n. Curitiba, PR

Data: 18/04/2023

Horário: 09hrs