Homenagem a profissionais da saúde guarapuavana são aprovadas na Câmara de Guarapuava
A Câmara de Guarapuava aprovou, em 2ª votação, na sessão da última terça-feira (25/11), os Projetos de Lei Ordinária (L) 185/2025 e 151/2025, de autoria dos vereadores Profª Bia (PV) e Nego Sílvio (PL), respectivamente. O PL 185/2025 denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Cruz de "UBS Dr. Antônio França de Araújo", enquanto o PL 151/2025, denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Morro Alto de “Unidade Básica de Saúde Clóvis Górski”.
As homenagens vêm como uma forma do legislativo demonstrar gratidão pelos serviços prestados pelos profissionais em seus anos de atuação pela saúde guarapuavana, com aprovação unânime pelos parlamentares, em ambos os projetos.
Dr. Antoninho
Antônio França de Araújo dedicou sua vida para cuidar da saúde da população guarapuavana. Como médico, estendeu a mão a centenas de mulheres que se tornaram suas pacientes e trouxe dignidade a cada uma delas.
Além de médico, Dr. Antononinho, como também era conhecido, teve vida ativa na política local, atuando como vice-prefeito de Guarapuava, entre os anos 1996-2000, auxiliando no mandato do então prefeito Vitor Hugo Burko.
Faleceu neste ano, decorrente de um acidente de trânsito, deixando um legado tanto no âmbito social, quanto na medicina de Guarapuava.
Dr. Clóvis Górski
Clóvis Górski é natural de Guarani das Missões (RS), de origem polonesa, mudou-se para Guarapuava em 1975, onde construiu sua história como clínico-geral e cirurgião. Atuou por décadas no Hospital Santa Tereza, além de manter consultório particular, sempre com dedicação, ética e humanidade.
Dr. Clóvis veio a falecer em 9 de junho de 2020, em decorrência da Covid-19. Sua partida gerou comoção em toda a sociedade guarapuavana, que reconhece sua trajetória marcada por humanidade, competência profissional e serviços prestados à população.









