Guarapuava Rosa abre programação do Outubro Rosa com saúde, bem-estar e informação
Danças e alongamentos estiveram entre as atividades do lançamento do Guarapuava Rosa. Foto: Diretoria de Comunicação.
O Outubro Rosa em Guarapuava começou neste sábado (04/10) com o lançamento do programa Guarapuava Rosa, realizado na Praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura. Entre as 10h e 16h, a comunidade encontrou um ambiente de prevenção, conscientização e lazer, com ações voltadas especialmente à saúde da mulher.
Saúde da Mulher é destaque no Outubro Rosa em Guarapuava
Nos estandes organizados pelas universidades, secretarias municipais e organizações da sociedade civil, o público teve acesso a agendamento de exames, vacinação, atividades culturais, atendimentos de saúde e orientações sobre o câncer de mama, além de informações sobre saúde física e mental.
A enfermeira Patrícia Dias, convidada da Procuradoria da Mulher da Câmara de Guarapuava, apresentou seu trabalho de reconstrução de aréolas para mulheres que passaram por mastectomia. “É confeccionado de forma artesanal e personalizada, conforme a que foi perdida. A gente devolve não só a parte física, mas também a parte emocional”, destacou.
Além da prevenção ao câncer, a campanha também reforçou a importância do combate à violência contra a mulher. A vereadora Profª Bia (PV), procuradora da Mulher na Câmara de Guarapuava, explicou como funciona o trabalho deste órgão que busca aproximar quem enfrenta situações de violência dos serviços de acolhimento. “A função da Procuradoria da Mulher é fazer aquela ponte entre quem está passando pela situação de violência e o atendimento, através da Secretaria da Mulher, do Numape e demais instituições”, afirmou.
União em prol da saúde feminina
A vice-prefeita e secretária de Turismo e Eventos, Rosangela Virmond (PSD), ressaltou a importância das parcerias entre Prefeitura, Câmara, hospitais, universidades e instituições locais. “Quero agradecer por se preocuparem com a saúde e qualidade de vida das mulheres de Guarapuava. Está uma grande festa e é isso que nós queremos: qualidade de vida para as guarapuavanas”, declarou.
Apoio ao Hospital do Câncer
Durante a abertura, o presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes, reforçou o papel da Casa Legislativa no apoio à saúde. Ele anunciou que em breve será feita a devolução do excedente do orçamento do Legislativo, com recursos destinados ao Hospital do Câncer de Guarapuava e a outros hospitais da cidade. “Somos parceiros do tratamento oncológico e do Hospital do Câncer, e nos próximos dias iremos anunciar a economia de recursos da Câmara que será revertida em benefício da saúde da população”, afirmou.