Guarapuava realiza 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos nesta sexta-feira
Acontece nesta sexta-feira (19/09), a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. O encontro acontece das 9h às 17h, no miniauditório do campus Santa Cruz da Unicentro, e será aberto à comunidade.
O evento é uma realização da Comissão de Diversidade, Cultura e Direitos Humanos da Câmara de Guarapuava, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). O objetivo é reunir sociedade civil, universidades, movimentos sociais e poder público para discutir os desafios atuais e propor caminhos para a promoção da cidadania e da dignidade humana.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online pelo formulário disponível aqui.
Programação
A Conferência contará com palestra magna, debates em eixos temáticos e eleição de delegados e delegadas para a conferência estadual. Confira:
-
8h15 – Credenciamento
-
9h – Abertura
-
9h30 – Apresentação cultural
-
9h45 – Mesa e palestra magna com o Professor Dr. Cesar Agenor Fernandes da Silva (Unicentro)
-
12h – Almoço
-
13h30 – Discussão dos eixos
-
15h – Plenária final
-
16h – Eleição de delegados e delegadas
-
17h – Encerramento
Eixos de discussão
Os debates serão organizados em seis grandes temas:
Enfrentamento às violações e retrocessos – violência contra grupos vulneráveis, racismo, intolerância religiosa, tortura, trabalho escravo, tráfico de pessoas, violência de gênero e contra a população LGBTQIAPN+.
Democracia e participação popular – fortalecimento de conselhos, combate às fake news e ao discurso de ódio, regulação da internet e transparência pública.
Igualdade e justiça social – combate à pobreza e à fome, acesso universal à saúde, educação, moradia e políticas afirmativas.
Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos – mudanças climáticas, racismo ambiental e garantia de direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Proteção dos direitos humanos no contexto internacional – monitoramento de tratados, acolhimento de migrantes, refugiados e apátridas, promoção da paz e da soberania.
Fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos – consolidação do Sistema Nacional de Direitos Humanos e valorização dos conselhos estaduais e municipais.
As propostas discutidas durante a conferência serão reunidas em um documento final e apresentadas na conferência estadual de direitos humanos, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro.
Conselho Municipal de Direitos Humanos
A vereadora Professora Terezinha (PT), presidente da Comissão de Diversidade, Cultura e Direitos Humanos do legislativo, destacou que um importante passo na área de gerantia de direitos será dado durante o evento. “O maior valor desta conferência é que a partir dela deve ser criado o Conselho Municipal de Direitos Humanos, que Guarapuava ainda não tem”, destacou.
A parlamentar explicou ainda que a conferência também tem o papel de debater os temas que ainda fazem com que grupos, povos ou pessoas não tenham acesso aos direitos humanos. “E nós começamos com direito a moradia, a educação, atendimento à saúde, ao lazer, todos esses são temas que pretendemos debater”, comentou.
Serviço – 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos
Data: sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Horário: das 9h às 17h
Local: Miniauditório do campus Santa Cruz da Unicentro - R. Salvatore Renna, 875.
Inscrições gratuitas: clique aqui