Eva Schran - pioneirismo e a política como ato de servir à comunidade

por Imprensa publicado 24/05/2023 15h55, última modificação 24/05/2023 16h01
Ex-vereadora e primeira vice-prefeita mulher de Guarapuava será uma das homenageadas pela Galeria Lilás, nas celebrações dos 170 anos do Poder Legislativo Municipal

Primeira representante do bairro Primavera no Poder Legislativo municipal, primeira mulher a presidir uma sessão, primeira vice-prefeita de Guarapuava, primeira Secretária de Políticas Públicas para Mulheres do município. Se uma palavra pode definir a vida política de Eva Schran é o pioneirismo.

Uma trajetória que começou no projeto Bem Comum, que visava eleger representantes do bairro Primavera. Em 2008, as participantes do movimento de mulheres do bairro pediram para que Eva entrasse na iniciativa e concorresse nas eleições daquele ano. "Graças a Deus conseguimos, em comunidade, eleger alguém na época”, recorda Eva.

A confiança depositada pelos moradores do Primavera foi retribuída com 4 anos de um mandato, como ela recorda, participativo, que ouvia as demandas da população e que cruzava os limites de seu bairro. “Eu ia também para diversos bairros e para os distritos. Fazia reuniões mensais e levava as demandas deles pra pra Câmara. E também não só com os movimentos sociais, com a comunidade, mas eu trabalhava também com a Associação Comercial, com os empresários, com a classe contábil”, explica a ex-vereadora, que também é contadora de profissão.

Apesar do sucesso que Eva acredita ter tido em se relacionar com a população, ela lamenta as dificuldades que teve durante seu tempo no Poder Legislativo. Segundo conta, precisou lidar com a pouca experiência e também com o fato de fazer parte da bancada de oposição ao prefeito da época. “Mas valeu a pena. Nunca vou esquecer, pelo fato de ter servido a minha cidade, discutindo assuntos importantíssimos para Guarapuava, porque a Câmara tem esse papel”, contrapõe.

A passagem pelo Legislativo durou apenas um mandato. Parte disso se deve por conta do que o próprio projeto Bem Comum propunha, que os representantes eleitos não ficassem mais do que 4 anos, uma forma de renovar as lideranças. O outro motivo é que, com a visibilidade de seu trabalho, surgiu uma nova oportunidade: concorrer, em 2012, como vice-prefeita.

Políticas públicas para mulheres

Ao aceitar o convite, Eva fez uma proposta com seu colega de chapa, o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. “Quando ele me chamou pra ser candidata a vice eu falei que era super importante que em nosso plano de governo existisse a pauta feminina”, lembra. O pedido foi aceito e logo nos primeiros dias do novo governo era planejada a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que começou oficialmente no dia 08 de março.

A pasta, que completou recentemente 10 anos, surgiu em um momento em que Guarapuava se destacava negativamente nos índices de violência contra mulher. Em 2012, a cidade figurava no Mapa da Violência como uma das 100 onde mais havia assassinatos de mulheres, na época o termo feminicídio ainda era pouco usado. No estado, era a 11ª.

Com o trabalho voltado à criação das políticas públicas para mulheres, os números mudaram, comenta a ex-secretária. “Saímos desse índice. Ao invés de ser uma das cidades que mais matavam, hoje somos uma das que mais emprega mulheres. Se trabalhou, se deu autonomia para elas, e a desigualdade salarial também tem diminuído”, compartilha.

Mais mulheres na política

Para Eva, os avanços foram notórios, mas ainda há mais a ser buscado. Ela acredita que para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária é necessário que mais mulheres assumam cargos de liderança, bem como ocupem espaço na política.

Nesse sentido, a ex-vereadora e ex-vice-prefeita apoia e se dispõe a ajudar todas aquelas que compartilham desse desejo. “Eu incentivo e peço que as mulheres que tem vontade assumam cargos de lideranças. É super importante nós termos cada vez mais mulheres na política para que haja mais equilíbrio na nossa sociedade”, reflete.

Reconhecimento

A trajetória de Eva Schran tem sido destacada na Casa de Leis.  tramita atualmente o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 25 de 2023, de autoria da vereadora Bruna Spitzner (Podemos), que concede o Título de Cidadã Honorária à Eva Schran. O documento, já foi aprovado em primeira votação por unanimidade e deve passar pela segunda votação na próxima semana.

Além disso, ela é uma das homenageadas pela Galeria Lilás, que exalta e reconhece as mulheres que marcam a história da política guarapuavana. A inauguração, que faz parte das celebrações dos 170 anos do Poder Legislativo, ocorre na quarta-feira, 31/05.