Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Entenda a diferença entre Indicação, Requerimento e Projeto de Lei

Entenda a diferença entre Indicação, Requerimento e Projeto de Lei

por Imprensa publicado 13/01/2026 19h10, última modificação 13/01/2026 19h10
Desde pedidos a fiscalização, entenda os impactos que estes termos tem no legislativo
Entenda a diferença entre Indicação, Requerimento e Projeto de Lei

Foto: Diretoria de Comunicação

Com o 1º período legislativo de 2026 se aproximando, o plenário da Câmara de Guarapuava começa a retornar suas atividades. Dentro da rotina de Sessões Ordinárias e Extraordinárias, a Ordem do Dia dita o ritmo de como cada uma delas irá acontecer.  A premissa é auxiliar no desenvolvimento do município, ouvir a população e atender as demandas que os 21 vereadores e vereadoras recebem.

Para isso, uma série de documentos tramitam pela Casa de Leis. Entre todos os termos utilizados pelo Poder Legislativo, três deles se destacam, sendo: Indicação, Requerimento e Projeto de Lei. Você sabe o que cada um deles significa e quais os seus impactos? A Câmara de Guarapuava te explica:


Indicação: É uma sugestão formal ao Prefeito. O Legislativo aponta o problema, cabendo ao Executivo decidir quando e como executar. Sabe aquele buraco na rua ou a lâmpada queimada em algum ponto da cidade? O vereador faz uma Indicação para resolver este problema.


Requerimento: É instrumento formal usado pelos vereadores para solicitar informações, providências, ou esclarecimentos ao Poder Executivo ou outros órgãos, exigindo uma resposta ou ação concreta, como pedir a reforma de uma via, dados sobre saúde, ou agendar audiências públicas, sendo votado em plenário e representando uma forma de fiscalização e atendimento a demandas populares. 


Projeto de Lei: É uma proposta formal para criar uma nova lei ou alterar uma existente, que passa por um processo de discussão e votação no Poder Legislativo. Após aprovação pode ser sancionada (aprovada) ou vetada (rejeitada) pelo chefe do Poder Executivo (Prefeito). Só se torna Lei de fato, após ser sancionada e publicada no Boletim Oficial do Município.


Cada um deles tem um propósito e, somados, garantem que o Poder Legislativo local realize seu trabalho de forma direta e eficaz. 

Acompanhe mais detalhes sobre o que acontece na Câmara de Guarapuava e não perca nenhuma novidade: participe das sessões, nos siga nas redes sociais e faça parte do desenvolvimento de Guarapuava.

Instagram: @camaradeguarapuava

Facebook: fb.com/CamaraGuarapuava

TikTok : @camaradeguarapuava

YouTube: Câmara Municipal de Guarapuava

error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão