Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava

Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava

por Imprensa publicado 17/10/2025 18h40, última modificação 17/10/2025 18h52
Documentação foi entregue nesta sexta-feira (17/10) e reforça tradição cultural e religiosa do município
Dom Amilton entrega ao Vaticano pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava

Dom Amilton com o Cardeal Antonio Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Foto: arquivo pessoal - Dom Amilton

O bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, foi recebido no Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. Durante a agenda, que ocorreu nesta sexta-feira (17/10),  ocorreu a entrega oficial do pedido de reconhecimento de Nossa Senhora de Belém como Padroeira de Guarapuava e da Diocese

A recepção foi feita pelo prefeito do dicastério, Cardeal Arthur Roche, e os pedidos foram entregues ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Foto com o secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Dom Amilton apresentou o pedido ao secretário, Dom Vittorio Francesco Viola, da Ordem dos Frades Menores (OFM). Foto: arquivo pessoal - Dom Amilton

O bispo levou um conjunto de documentos que expressam o desejo comum da Igreja e da sociedade guarapuavana. “Entre os documentos estavam um pouco do histórico, o pedido do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, o meu pedido oficial como bispo da Diocese, e também o pedido do prefeito e dos senhores vereadores para que Nossa Senhora de Belém fosse proclamada padroeira da cidade. Algo que ainda não temos oficialmente reconhecido pela Santa Sé”, explicou.

Segundo Dom Amilton, o pedido foi muito bem acolhido pelo secretário do Dicastério, que demonstrou atenção e apreço pela devoção mariana que marca a identidade de Guarapuava.

Ofício assinado pela Câmara de Guarapuava

O pedido destaca a tradição e devoção histórica da comunidade guarapuavana à Santa, presente desde a fundação do município, em 1819, quando a antiga Freguesia foi criada sob a sua invocação. A intenção é que essa ligação religiosa, cultivada há mais de dois séculos, receba agora o reconhecimento oficial da Igreja Católica.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Guarapuava, por meio do Ofício 382/2025, assinado por todos os vereadores. No documento, os vereadores e vereadoras ressaltam a importância cultural, histórica e espiritual da devoção, lembrando que a Festa de Nossa Senhora de Belém, celebrada em 2 de fevereiro, é feriado municipal e uma das manifestações religiosas mais tradicionais da cidade. “A devoção popular viva, a memória histórica documentada e o unânime reconhecimento civil convergem em um único e claro sentido. Nossa Senhora de Belém não é apenas uma devoção, mas a própria identidade espiritual de Guarapuava”, consta no ofício.

60 anos da Diocese de Guarapuava

A entrega da documentação ao Vaticano ocorre em um momento simbólico para a Igreja local, às vésperas dos 60 anos de criação da Diocese. “Acredito que todo o decreto da Santa Sé virá logo. Creio que chegará antes da Festa da Unidade, para que possamos lê-lo e celebrar com grande alegria o reconhecimento oficial de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava”, concluiu o Bispo Dom Amilton.

No âmbito municipal, o tema também foi apreciado recentemente na Câmara. No dia 7 de outubro, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (L) 144/2025, aprovado por unanimidade, que declara oficialmente a Santa como Padroeira de Guarapuava.


Com apoio da assessoria de imprensa da Diocese de Guarapuava
error while rendering plone.comments

Protocolo Digital

botão_radar.png

Ordem do dia

Redes Sociais
        
Última Sessão

GLPI

Observação: Rede Cabeada

GLPI

Observação: Rede Wifi