Dia do Demolay - Poder Legislativo aprova inclusão no calendário oficial do município

por Imprensa publicado 21/03/2023 20h50, última modificação 22/03/2023 12h57
Proposta pelo vereador Nego Silvio (Podemos) a nova Lei estabelece o dia 18 de março para comemorar a data

Dia do DemoLay,18 de março, passará a fazer parte do Calendário Oficial de Guarapuava

Como forma de homenagear a Ordem DeMolay foi votada na sessão desta terça-feira, 21/03, o Projeto de Lei do Legislativo 12/2023. Com aprovação unânime, a nova legislação incluí no Calendário Oficial do Município o ‘’Dia do DeMolay’’, celebrado no dia 18 de março.

A data escolhida remete ao dia da morte de Jacques DeMolay, que batiza a organização fundada em 1919.  A organização é formada por jovens com idade entre 12 e 21 anos. Com atuação mundial, está presente desde 1998 em Guarapuava e é representada pelo Capítulo Eugênio Mancuello nº364.

O autor do PL, vereador Nego Silvio (Podemos), recordou que a organização homenageada pode ser encarada como uma escola de líderes. “Prepara os jovens para a vida adulta de maneira limpa, varonil, íntegra e patriótica. Buscando sempre o merecimento do apreço e respeito dos homens e mulheres de bem”.

Aprovação traz visibilidade a atuação

O legislador lembra que os jovens DeMolay têm participado de ações sociais no município. “Podem ser citadas a participação na Festa do Soquete; o Projeto Luta Pelo Básico, o qual doou cerca de 5 toneladas de alimentos para instituições sociais; o Projeto Livres Sobre Rodas, o qual doou 10 cadeiras de rodas e 15 cadeiras de banho para o Projeto Órteses e Próteses, da UNICENTRO”, recorda.

O Grão-Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay em Guarapuava, o estudante João Pedro Cordova, celebra a aprovação. “Para mim é uma honra ter no calendário de nossa cidade uma data para lembrar da nossa ordem. Há muitos anos nós ajudamos o município com várias atividades filantrópicas, vários projetos. Agradeço muito ao vereador Nego Silvio pela por ir atrás disso”, reconhece.

Seu colega, Geovane Tavares, Primeiro Conselheiro da Ordem DeMolay em Guarapuava, compartilha o sentimento. Para ele, outro ponto que se destaca é a visibilidade que a aprovação traz. “É muito importante porque ter o reconhecimento do Município dos nossos projetos, das nossas atividades, é de muita valia para que outras pessoas também sejam influenciados a fazer o bem”, comenta.

Quem deseja conhecer mais sobre as ações dos jovens pode acompanhar o perfil @eugeniomancuello no Instagram.