CPI das Funerárias entrega relatório final na Câmara de Guarapuava
Foi protocolado oficialmente na Câmara de Guarapuava o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Funerário, conhecida como CPI das Funerárias. O documento é resultado de meses de trabalho dos parlamentares, que se debruçaram sobre possíveis irregularidades na prestação de serviços funerários no município.
A CPI foi instaurada por meio da Portaria n.º 51, de 25 de junho de 2024, após o protocolo de um requerimento assinado por todos os vereadores e vereadoras da Casa. A comissão foi presidida pela vereadora Profª Bia (PV), tendo o vereador Paulo Lima (PP) como relator e o vereador Dognei (MDB) como membro.
O relatório final da CPI está disponível para consulta - Clique aqui para acessar o documento completo
Destaques do Relatório
Ao longo das investigações, a CPI realizou sete sessões de oitivas entre julho e dezembro de 2024. Foram ouvidas 29 pessoas, entre secretários, ex-secretários, assessores da Central de Triagem, usuários do sistema, empresários, coordenadores de unidades de saúde, servidores da Polícia Científica e representante do PROCON.
Além de solicitar ao Ministério Público do Paraná a apuração de eventuais responsabilidades civis e criminais de envolvidos, a CPI apresentou 11 recomendações ao Poder Executivo Municipal com foco na modernização, moralização e humanização do sistema funerário:
As 11 recomendações da CPI das Funerárias:
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Revisão da Concessão Onerosa
Garantir maior transparência, equilíbrio contratual e eficiência na prestação dos serviços. -
Revisão Legislativa e Regulamentar
Atualizar leis e decretos municipais para corrigir lacunas legais. -
Extinção da Preferência no Sistema de Rodízio
Eliminar privilégios indevidos entre empresas funerárias. -
Tabelamento Municipal da Tanatopraxia
Estabelecer teto máximo para os preços cobrados por esse serviço. -
Instalação de Câmeras na Central de Triagem
Implantar vigilância por áudio e vídeo para segurança e transparência. -
Informatização do Sistema de Registros
Digitalizar o registro de óbitos, substituindo o modelo manual. -
Reorganização da Chefia da Central de Triagem
Exigir conhecimento técnico para a chefia imediata do setor. -
Nomeação de Servidor Efetivo para a Coordenação
Garantir estabilidade e afastar interferências político-partidárias. -
Regulamentação dos Planos de Assistência Funeral
Definir regras claras de funcionamento e fiscalização. -
Licitação para Serviços de Pedreiros nos Cemitérios
Organizar a prestação desses serviços por meio de licitação específica. -
Fornecimento de EPIs e Adicional de Insalubridade
Distribuir equipamentos de proteção e garantir o adicional conforme a lei.
Com a entrega do relatório, a Câmara de Guarapuava concluiu um importante ciclo de investigação e fiscalização. As recomendações agora seguem para análise e possível implementação pela Prefeitura de Guarapuava.