Com 40 homenageadas, Diploma Mulher Cidadã 2024 celebra a força feminina em Guarapuava

por Imprensa publicado 21/03/2024 22h30, última modificação 23/03/2024 13h00
Evento procura promover representatividade e reconhecimento da luta das mulheres homenageando cidadãs que tenham se destacado

Foto: Diretoria de Comunicação

O Teatro Municipal Marina Karam Primak recebeu mais uma celebração da diversidade, democracia e, sobretudo, da atuação das mulheres de Guarapuava. Em uma noite repleta de emoções, o Mulher Cidadã 2024 reconheceu 40 nomes que fizeram e fazem a diferença em nossa cidade.

A Sessão Solene foi realizada na noite desta quinta-feira, 21/03. Apesar do evento começar apenas à noite, a expectativa pela homenagem já era alta muito antes disso. É o que conta uma das Mulheres Cidadãs de 2024, Janete Kurta. “Estou bem emocionada. Eu não dormi nada para amanhecer hoje porque a emoção é grande”, revelou.

Histórias de Superação

Janete disse que a honraria serve como uma forma de fortalecê-la, uma vez que os desafios impostos pela vida têm sido significativos desde a morte do marido, há 9 anos. Além disso, é também um combustível para seguir com sua atuação junto a ações sociais diversas. “Por mais simples que você faça alguma coisa, mas que seja feito de coração, pelo próximo, será reconhecido. Não é mérito meu, eu acho que todos os dons que Deus nos dá precisam ser usados e não guardados para nós”, concluiu.

Quem também estava ansiosa antes do evento foi a também homenageada Bruna Leandra Moreira Ramos. A expectativa só não era maior que a sensação de honra que sentiu ao ser indicada. “Eu estou muito honrada, realmente não esperava”, confessou.

Bruna é representante da sua classe profissional. Como operadora ecológica, ela se envolve ativamente na criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas a pessoas em vulnerabilidade social. Com uma história marcada por superação, ela espera que receber o Diploma Mulher Cidadã contribua como um exemplo e inspiração para mais mulheres. “Que elas não desistam dos seus sonhos, não parem de lutar, e acreditem que com capacidade nós podemos superar qualquer situação, qualquer circunstância”, desejou.

Contribuição para as questões de gênero

O diploma Mulher Cidadã é uma importante iniciativa do Poder Legislativo Municipal, instituída pela Resolução 02 de 2002, de autoria da então vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

Atualmente, é concedido por meio da Procuradoria da Mulher da Câmara. A ideia é agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos e questões do gênero, ou que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo à frente de empresas, cooperativas, voluntariado e associações nas áreas de indústria, agricultura, comércio e serviços.

A vereadora e procuradora da mulher, Bruna Spitzner (Podemos), disse que um evento com essa finalidade é uma função primordial da Câmara Municipal de Guarapuava. “É importante a gente reconhecer o impacto que elas têm na sociedade, a história que elas estão construindo. Influenciando, empregando, dando condições para que outras mulheres cresçam”, destacou.

Luta e representatividade

A vereadora Cris Wainer (PT) lembrou do simbolismo histórico do momento. “Estar aqui hoje homenageando nossas mulheres representa a história de Guarapuava, que é muito maior do que é contado nos livros. A nossa cidade é essa pluralidade, representada nessas 40 mulheres”, refletiu.Uma noite dedicada ao reconhecimento se traduz em um destaque na batalha por mais espaço, acredita Profª Bia (PV). “É uma luta para que hoje nós, que somos quatro vereadoras, amanhã sejamos mais. É uma luta para todas, para que se reconheça a importância de todas”, ponderou a integrante da bancada feminina.

Já para Professora Terezinha (PT), ser mulher no século XXI deveria ser mais fácil do que é, por isso, situações que reforçam o papel das mulheres são essenciais. “Nós ainda precisamos continuar fazendo esse tipo de evento para destacar a força e a importância de algumas mulheres. Para que, em nome das que nós homenageamos, todas as mulheres possam se sentir contempladas”, disse a vereadora.

Maior edição do Mulher Cidadã

A edição do Mulher Cidadã deste ano conta com 40 homenageadas. As diplomadas são de distintos segmentos da sociedade.

Para o Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, é motivo de alegria presenciar o fortalecimento de iniciativas que reconheçam as cidadãs. “Me alegra ver as dimensões que o Diploma Mulher Cidadã vem tomando. Eu gostaria de agradecer a todas as nossas homenageadas de hoje. Saibam que o exemplo de vocês ficará registrado na história de nossa cidade”, comentou.

Confira a lista de homenageadas clicando aqui