Diploma Mulher Cidadã 2024 homenageia guarapuavanas que inspiram

por Imprensa publicado 19/03/2024 18h15, última modificação 20/03/2024 15h41
Reconhecimento e valorização da força feminina marcam a entrega da honraria para as mulheres. Confira as indicadas

O Poder Legislativo de Guarapuava celebra a trajetória de mulheres que se destacaram por suas histórias marcantes, contribuições na luta por direitos e pelas questões de gênero no município. O palco para esse momento de grande significado será o Teatro Municipal Marina Karam Primak, que mais uma vez recebe a cerimônia. O evento  acontece na quinta-feira, 21 de março, às 19h. 

As homenageadas deste ano representam a diversidade da sociedade guarapuavana, com mulheres atuantes em áreas como educação, comércio, política, cultura, esporte, entre outras. A iniciativa reconhece e valoriza o trabalho de cada uma delas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A entrega do Diploma Mulher Cidadã é um momento de celebração e reconhecimento, mas também um símbolo de inspiração para as novas gerações. As histórias de luta e superação das homenageadas servem de exemplo para que outras mulheres sigam buscando seus sonhos e lutando por seus direitos.

 

Serviço Sessão Solene - Mulher Cidadã 2024

Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak

Data: 21 de março de 2024

Horário: 19h


Confira a lista de homenageadas


Nilva Maria Rufatto Sell

Indicada pela vereadora Bruna Spitzner

Natural de Coronel Vivida,  reside em Guarapuava desde 2002. É assistente social,  atua na defensoria pública com foco na execução penal e no - Núcleo da Política Criminal e da Execução Penal (Nupep). É pesquisadora com foco no encarceramento feminino.

Também é autora de um estudo "Economia do Cuidado", reconhecendo o trabalho doméstico de mulheres como remição de pena. A tese venceu o prêmio Innovare 2023 e destaca Guarapuava na luta pela igualdade de direitos das mulheres.


Pollyana Araújo Conrado Sampaio 

Indicada pela vereadora Bruna Spitzner

Nascida em Guarapuava, ela é a mente criativa por trás do ateliê Pollyana Araújo Design. É casada e mãe.

Em 2019, iniciou o projeto Conexão Rosa, uma iniciativa inspiradora que visa promover a conscientização sobre a saúde das mulheres durante o mês de outubro, destacando a importância dos cuidados preventivos.


Maria Clara Dalla Vecchia Kuster

Indicada pela vereadora Bruna Spitzner

É empreendedora desde os 16 anos.  Atualmente lidera mais de 50 colaboradores no CCBEU, escola de inglês fundada por sua mãe, e coordena um projeto comunitário que leva o inglês para mais de 350 crianças da rede pública.

É integrante da  Diretoria do Núcleo das Mulheres Empresárias de Guarapuava com a missão de fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade e criar uma rede de apoio para as mulheres da região.


Luciane Costa Tractz

Indicada pelo vereador Cezinha Malusa

Ela é professora de língua portuguesa e preside o clube de corrida Lobos da Serra, instituição sem fins lucrativos que estimula a prática de corrida de rua. O clube desenvolve trabalhos sociais, as ações servem de apoio para várias instituições da nossa cidade.

Também é organizadora e co-criadora do projeto "Treino para Crianças e Adolescentes". Faz parte do grupo café solidário das amigas, que mensalmente realiza arrecadações diversas. É também idealizadora de um projeto no clube que distribui lenços, confecciona gorros e almofadas para mulheres com câncer.


Marilda Aparecida Chagas 

Indicada pela vereadora Cris Wainer

Nascida na comunidade do Baú, Distrito de Palmeirinha, ela é professora da rede pública municipal, atuando na Escola Manoel Moreira de Campos. 

Sempre defendeu a educação pública, gratuita e de qualidade, trabalhando para que as crianças do Distrito de Palmeirinha tivessem uma educação comprometida com as transformações sociais. Também sempre foi uma grande liderança da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Maria.


Elza de Farias

Indicada pela vereadora Cris Wainer

Ela nasceu em São Jerônimo da Serra, no Paraná, migrando para Guarapuava ainda jovem.  Há mais de vinte anos atua no Movimento Negro de Guarapuava e tem trabalhado contra o racismo na educação estadual, sendo, ainda, uma das pessoas que batalhou para a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. 

Após muita luta, junto com outros companheiros e companheiras, criou, em 2023, o Instituto dos Povos Negros de Guarapuava e Microrregião (Ipong) e tornou-se sua primeira presidenta.

 

Flavia Proche

Indicada pela vereadora Cris Wainer

Nasceu em Guarapuava, foi jogadora de vôlei, modelo, personal style e fez participações como apresentadora de televisão. Diante das fortes pressões estéticas, sofreu com anorexia tendo uma visão distorcida da própria imagem.

Atualmente, recuperada, Flávia se dedica a apoiar outras mulheres que sofrem de transtornos alimentares para que não sofram o que ela passou.


Itamara Marcondes Linhares de Sá

Indicada pelo vereador Cristóvão da Cruz

É natural de Guarapuava, moradora no Distrito da Palmeirinha, onde participa ativamente desde a infância da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, sendo coordenadora do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (Copae) nos anos de 2015 a 2017. É casada e mãe de dois filhos.

É proprietária do salão Embeleze, sonho conquistado com muita luta, determinação, confiança e fé. São dezessete anos de dedicação às mulheres que buscam melhorar sua autoestima.


Isete Fatima Grosselli

Indicada pelo vereador Cristóvão da Cruz

É mãe de dois filhos e nasceu no Rio Grande do Sul. Reside há 24 anos no Distrito da Palmeirinha. Na época, tinha o sonho de se tornar lojista, com poucos recursos que possuía, provenientes da venda de uma casinha de madeira, adquiriu o estoque. Alugou uma casa, fechou as laterais da garagem e colocou vidros na frente formando assim uma vitrine, criando uma loja. 

Com os rendimentos, adquiriu imóvel próprio para sua loja e residência.


Priscilla Travensoli Ferreira

Indicada pelo vereador Dognei

Natural de Guarapuava é formada em Engenharia Mecânica, sendo a única mulher em sua turma. Atualmente administra a Mecânica Pesada, empresa de manutenção industrial com 50 anos de tradição.

Apaixonada por animais, dedica parte de seu tempo ao trabalho voluntário em prol da causa animal em Guarapuava. Priscilla desafia estereótipos e concilia uma carreira desafiadora com a compaixão pelos animais.


Josiane Alves Kolc

Indicada pelo vereador Dognei

Conhecida carinhosamente como Gigi, nasceu em Telêmaco Borba, mas vive em Guarapuava desde 1966. Ela é reconhecida como uma grande defensora das causas dos animais, e tem grande amor e apego aos seus dois pets.

Gigi é uma mulher que lutou e venceu dois tipos de câncer, sem perder o otimismo, a esperança e a coragem. Agora, um dos seus desejos é desenvolver trabalho voluntário auxiliando pacientes com câncer e seus familiares.

 

Maria Etelvina Rodrigues Colarites

Indicada pelo vereador Joel Barbosa

Nascida em Piquiri, na localidade Despraiado, ela é uma figura admirada no Xarquinho, onde se estabeleceu em 1993. Engajada em diversas atividades da Paróquia São Pedro e São Paulo, destaca-se por seu comprometimento e dedicação às pastorais e movimentos. 

Ao longo dos anos, desempenhou um papel fundamental na Catequese, na Legião de Maria e na Infância e Adolescência Missionária (IAM) da paróquia, inspirando jovens a fazer o bem e espalhar o amor pelo mundo.


Dirlene Rossdeutcher da Silva 

Indicada pelo vereador Joel Barbosa

Natural de Salto Santiago, em Rio Bonito do Iguaçu, encontrou seu verdadeiro chamado em Guarapuava. Por aqui, propôs a criação do grupo "Amigos Solidários". 

Ela mobiliza seus recursos e energias, utilizando o próprio carro para percorrer as ruas do Bairro Xarquinho, arrecadando alimentos de porta em porta. Com essas ações às famílias necessitadas recebem alimentos e a renovação de esperança e apoio.


Maria Albany Gomes da Costa

Indicada pelo vereador Marcio Carneiro


Nasceu em Irati, fixando residência em Guarapuava desde 1954. Ao longo de sua carreira, dedicou-se apaixonadamente à educação, atuando como professora de língua portuguesa em escolas estaduais e na Unicentro.

Maria Albany também deixou sua marca na publicação de vários trabalhos sobre avaliação de redação, ensino de gramática e a língua materna. 


Mercedes Regina Garcia Campos

Indicada pelo vereador Marcio Carneiro

Sempre foi apaixonada por corrida de rua. Viúva e mãe de dois filhos, Mercedes e seu marido praticavam corrida de rua, conquistando destaques em provas além das fronteiras da cidade.

Apesar de alguns anos vivendo em outras cidades por motivos profissionais, Mercedes sempre fez questão de retornar à sua terra natal, Guarapuava, o seu verdadeiro lar.


Magali Terezinha Gonçalves Padilha

Indicada pelo vereador Marcio Carneiro

Empresária e cofundadora da DP Estofamentos, é cidadã atuante e uma liderança no Bairro Boqueirão. Casada há 35 anos, é mãe de dois filhos.

Engajada na comunidade São Gaspar Bertoni por mais de uma década, Magali e seu esposo coordenaram atividades e participam ativamente de várias pastorais e movimentos. 

Atualmente desempenha o papel de principal ministra extraordinária da sagrada comunhão, levando a eucaristia aos enfermos da comunidade.


Vera Lúcia Prates

Indicada pelo vereador Marcio Carneiro 

Nasceu em Prudentópolis e reside em Guarapuava desde 1982, onde, ao lado do marido, começou o primeiro negócio. Sempre teve participação em trabalhos na Igreja e em ações sociais.

Em 2007, com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista de um de seus netos, ela viu despertar um novo propósito. Desde então, dedica-se à causa do autismo, ao lado da família. Sua história é marcada por força, resiliência, amor ao próximo e compromisso com a comunidade.


Cacilda de Jesus Campos

Indicada pelo vereador Nego Silvio

É referência de fé e bondade na Vila Concórdia. Durante toda a sua vida foi líder de grupos religiosos, tendo trabalhado a maior parte do tempo na Paróquia Santa Cruz. 

Liderou por vários anos o grupo juvenil, os servos do Espírito Santo e Legião de Maria, do qual foi fundadora. Foi catequista e liderou o Coral das Crianças na Paróquia Santa Cruz por muitos anos. É casada com João Campos, tem cinco filhos e, como ela mesma ressalta, muitos netos e bisnetos. 


Adeni Terezinha Bocalon

Indicada pelo vereador Nego Silvio

Adeni adotou Guarapuava como seu lar e aqui ela e o esposo fundaram a Transportadora Bocalon, que há 30 anos está em atividade.

Sua história não se limita ao mundo dos negócios. Faz parte de um time de futebol Meninas da Vila Carli. Nessa equipe, jogam suas filhas, netas e amigas, e carinhosamente, todas a chamam de "vovó". Dona Adeni brilha como a goleira do time, sendo uma inspiração e um exemplo para todas as outras jogadoras.


Ana Cláudia Klosouski Andrade

Indicada pelo vereador Nego Silvio

Engenheira de alimentos com vasta experiência como servidora pública municipal. É casada e mãe de dois filhos. Ao longo de 20 anos, tem sido uma figura crucial no desenvolvimento econômico local, tendo papel fundamental na instalação da agência do empreendedor e criação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde atua como vice-presidente. 

É Diretora de Inovação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de coordenar o Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação.


Rosimeri Keller Iastrinski  

Indicada pelo vereador Paulo Lima

Nasceu em Mangueirinha e reside há mais de 50 anos em Guarapuava. Destacou-se na Feira do Produtor, começando em 2013 na Paróquia Santana. Exibindo sua habilidade culinária com bolos, tortas, sonhos e pães, suas receitas a fizeram ter grande aceitação do público,  aumentando sua produção a cada evento. 

Participou de várias feiras e eventos, como a Expoguá e a praça de alimentação da Casa do Papai Noel, onde já chegou a vender mais de 2.000 unidades da tapioca em um dia. Sua cozinha agora produz uma variedade de produtos de alta qualidade. 


Maria Helena Verenka Loures

Indicada pelo vereador Paulo Lima

Natural de Pitanga, é casada e mãe de dois filhos. Ela é proprietária da Yasmim Cosméticos, com mais de 20 anos de atuação. Hoje, com a ampliação do espaço, a loja conta com 11 colaboradores fixos, tendo também o auxílio de algumas promotoras, atendendo todos os públicos, com diversas marcas e estilos de produtos. 

A empreendedora Maria Helena, além de atender com excelência seus consumidores, contribui e fortalece o comércio local.


Neuza Paidosz

Indicada pelo vereador Paulo Lima

Nascida em Inácio Martins, é casada, tem três filhos e dois netos. É uma das referências no Santuário de Schoenstatt. É conhecida como  uma pessoa que está sempre disposta a ajudar a quem precisar.

Participa do ramo das mães no santuário Tabor das Cocações e foi uma das fundadoras do grupo “Multiplicando” que auxilia na manutenção do Seminário Menor da Ordem dos Mínimos. 

Pertence à Comunidade Maria Mãe da Igreja da Paróquia Dom Bosco, na Vila Carli. Pela Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt realiza serviços para a Igreja.


Janete Alves De Paula Kurta

Indicada pelo Presidente vereador Pedro Moraes

Janete foi atleta de basquete e trabalhou por anos no comércio e no ramo de gás de cozinha, junto com seu esposo. Viúva e mãe de três filhos,  ela retornou aos estudos e se formou em gastronomia, tornando-se chef de cozinha.

Na comunidade, foi ativa na igreja como catequista e em diversas pastorais. 

Participou do CTG Chaleira Preta por 13 anos, ocupando cargos de diretora e Madrinha de Invernada. Também esteve envolvida na Associação de Pais, Mestres e Funcionários de duas escolas locais. Destaca-se também por seu compromisso com o voluntariado.


Daiane Priscila Simão

Indicada pelo Presidente vereador Pedro Moraes

Nasceu em Guarapuava, morando parte de sua vida no Bairro Industrial, o Xarquinho, onde deu os primeiros passos em direção ao seu sonho: tornar-se uma pesquisadora de referência na área de Medicina de Precisão.

Com uma trajetória acadêmica impressionante,  é cofundadora de uma consultoria genética e terapêutica, atendendo empresas que trabalham com testes genéticos para ajudar a entender a dinâmica da população brasileira. 


Jessy de Fátima Tonatto

Indicada pelo Presidente vereador Pedro Moraes

Apaixonada pela direção fez carreira como motorista de ônibus, sendo pioneira na profissão em diversas empresas onde trabalhou.

Mesmo diante de desafios e preconceitos, nunca desistiu. Em uma época em que as mulheres eram desencorajadas a buscar carreiras consideradas "masculinas", se destacou e inspirou outras mulheres. 


Ines Margarida Bremm de Oliveira

Indicada pelo Presidente vereador Pedro Moraes

Nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, vindo, em 1968, para Guarapuava.

Com uma trajetória empreendedora notável, é sócia fundadora da Mary Art, empresa que nos últimos 53 anos se consolidou como referência na indústria de processamento de vidros. Neste ramo, trabalhou até os seus 73 anos. 

Além de suas realizações profissionais, também dedicou mais de 50 anos de sua vida às "Damas de Caridade", um grupo filantrópico da Igreja Santa Terezinha.

 

Luana Esteche

Indicada pelo Presidente vereador Pedro Moraes e pela vereadora Bruna Spitzner

Mãe da Sophia, do Leon e do sempre lembrado Lorenzo, Luana é advogada especializada em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Desenvolveu o Programa de Organização de Dívida e Educação Financeira, voltada para o superendividamento para melhorar a qualidade vida famílias Guarapuavanas.

Foi organizadora do Congresso de Direito do Consumidor, evento realizado em Guarapuava que reuniu autoridades de todo o país. Também recebeu a Comenda de Mérito Científico e Tecnológico, concedida pelo Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, o Profnit Nacional.


Carina Silva

Indicada pela vereadora Profª Bia

Mãe de duas crianças, ela possui experiências como Conselheira Tutelar e presidente do primeiro colegiado do Polo II. Já presidiu o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Atuou no Comitê Intersetorial de Medidas Socioeducativas e na Rede de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente.

Carina também é parte ativa do Comitê contra a Redução da Maioridade Penal e uma voz dos direitos LGBTTQIAPN, sendo uma das mentes por trás do Coletivo Municipal Bajubá. Como coordenadora no Instituto Dom Bosco, ela ajudou a instituição a ampliar sua ação para a população indígena.

Atualmente, participa das reuniões do Fórum Municipal da Criança e do Adolescente e divide seu saber com jovens.


Andressa Kolody

Indicada pela vereadora Profª Bia

Professora universitária, casada e mãe de um filho, é engajada em causas sociais desde a juventude, atuando como educadora social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Como assistente social, advogada e facilitadora de processos circulares, se dedica à defesa da democracia e dos direitos humanos, além de compartilhar seu conhecimento na Unicentro.

Atualmente realiza doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, investigando a profundidade da criminalização dos movimentos sociais e questões relacionadas ao orçamento público.



Maria Leonidia Brito

Indicada pela vereadora Profª Bia

É professora de história na Rede Pública Estadual de Ensino e instituições particulares. Exemplo de dedicação, amor e compromisso, equilibra os papeis de esposa, mãe e cidadã ativa. 

Em 2016, seu coração encontrou um novo chamado: o escotismo. E foi neste universo que descobriu um espaço onde seus valores se encontram em sintonia com sua missão de vida. Como parte da chefia do Grupo de Escoteiros Manoel Ribas, ela não apenas lidera, mas inspira. 


Bruna Leandra Moreira Ramos

Indicada pela vereadora Profª Bia

Além de desempenhar seu papel como operadora ecológica, é uma mulher com uma história de superação, ela enfrentou batalhas e venceu a dependência química. Essa história está sendo registrada em livro.

Bruna Leandra também se envolve ativamente na criação e fortalecimento de políticas públicas, sendo uma representante de sua categoria. Seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico das pessoas em situação de vulnerabilidade social é um farol de esperança em meio às adversidades.


Djankaw Kilombola De Lima Marques

Indicada pela vereadora Professora Terezinha

Artista performática transdisciplinar, produtora e pesquisadora cultural. Tem formação em ballet clássico, jazz e contemporâneo pela companhia de Ballet Jair Moraes. 

Atualmente, cursando o terceiro ano do curso de licenciatura em pedagogia do campo na Unicentro, Djankaw possui especialização em Direitos de Comunidade Quilombolas pela PUC-RIO. Ela não é apenas uma artista, ela é um símbolo da luta por uma sociedade justa e equitativa, fazendo ressoar seu dom artístico por onde passa.


Casturina Aparecida da Rosa 

Indicada pela vereadora Professora Terezinha

Viveu na pacata localidade de Terra Santa, em Pitanga, até 1996, quando veio para Guarapuava. Ao longo de sua vida, Casturina exerceu diversas profissões, desde doméstica e manicure até babá e costureira. Com uma fé inabalável, dedica-se a ajudar na igreja, colocando Deus no centro de sua existência. 

Casada e mãe de 3 filhos, foi idealizadora, junto com as amigas Nadir, Inês e Maíra, de um importante projeto: a Horta Comunitária do Xarquinho. Hoje a iniciativa atende cerca 38 famílias cadastradas, proporcionando alimentação saudável e qualidade de vida.


Patrícia de Fátima Merhet

Indicada pela vereadora Professora Terezinha

É artista e mestra de artesanato. Mesmo com sua formação inicial na área de Gestão de Recursos Humanos, se destaca como um exemplo de dedicação, demonstrando que nunca é tarde para buscar conhecimento, mesmo com as responsabilidades de ser uma mãe de família atarefada.

Sua jornada começou quando percebeu que seu passatempo preferido, a arte, poderia ser em sua profissão. Desde então, vem compartilhando suas habilidades artísticas de forma inspiradora, através de aulas ministradas para pessoas privadas de liberdade.


Rosimeri Rodrigues

Indicada pela vereadora Professora Terezinha

Viúva há dois anos, com quatro filhos e três netos, assumiu uma carga de imensas responsabilidades, tanto dentro quanto fora de casa. 

É dedicada a cuidar de sua família e trabalhar arduamente para garantir o sustento do lar. Com força e coragem, tornou-se catadora de materiais recicláveis.

Mesmo nos momentos mais difíceis, Rosimeri nunca desistiu e fez de tudo para que nada faltasse nada dentro do lar. Sua determinação e amor incansáveis são fonte de inspiração para todos ao seu redor.


Bernardete Sberze

Indicada pelo vereador Profº Saulo

Com duas filhas e quatro netos, ela viu sua vida tomar um novo rumo em 1982, quando adquiriu uma franquia da então pouco conhecida marca "O Boticário". Uma marca que  começou como um empreendimento modesto e se transformou em uma potência nacional e internacional.

Sua dedicação e visão empreendedora não apenas tornaram sua vida melhor, mas também contribuíram para o desenvolvimento da comunidade.


Aglair Aparecida Donner Roloff

Indicada pelo vereador Profº Saulo

É casada, mãe de três filhos e avó de cinco netos. Sua jornada profissional a levou a se aposentar como fiscal da vigilância sanitária, deixando um legado em Guarapuava.

Compartilhou seu conhecimento como instrutora de confeitaria no Senac e no Sesc. também Coordenou e colaborou no desenvolvimento do "Projeto Casa da Farinha", oferecendo cursos de panificação e confeitaria a indivíduos assistidos pelos projetos da Secretaria de Assistência Social por cerca de uma década. 

Este projeto continua sendo uma importante iniciativa vinculada à esta Secretaria.


Sarita Federle

Indicada pelo vereador Rodrigo Crema

Empreendedora de guarapuava desde 2008, impulsiona a allure acessórios, influenciando a moda local e promovendo o protagonismo feminino. 

Com formação em educação física, imagem e estilo pessoal e jornalismo de moda, ela é multifacetada.  Como apresentadora do programa "Agora é Moda", fortaleceu o setor e destacou talentos locais. Além disso, alcançou a sétima posição no Ranking Mundial Profissional do Evento de Moda Fitness WBFF, em 2016, nos Estados Unidos.


Luciana Costa Grattão

Indicada pelo vereador Rodrigo Crema

Reside em Guarapuava há 18 anos. É casada e mãe de dois filhos. formada em odontologia consolidou sua carreira com a Odonto Mais em 2007, transformando-a em Orthodontic em 2012. Atualmente são duas unidades na cidade. 

Desde 2015, concentrou-se no empreendedorismo, mantendo o compromisso com a qualidade no atendimento ao paciente. Seu próximo projeto é a “Clínica Consulta Já”, visando oferecer atendimento médico multidisciplinar. 

error while rendering plone.comments