Câmara de Guarapuava sedia audiência pública sobre fios soltos em postes
Os dispositivos inservíveis, como são chamados os cabos de internet, TV e demais aplicações que deixam de ser utilizados, voltam a ser tema de ações da Câmara na próxima quarta-feira, 21 de maio. A partir das 19 horas, uma audiência pública vai reunir vereadores, empresas, imprensa e a comunidade para dialogar sobre o tema.
O vereador Marcio Carneiro (Cidadania), que convocou a audiência pública, lembra que esse é um instrumento que busca soluções para as demandas sociais. Ele ainda ressalta que os fios que ficam embaralhados, enrolados, amarrados ou até mesmo pendurados demonstram um perigo real à população.
“Nessa oportunidade serão debatidos assuntos referentes à obrigatoriedade de remoção de dispositivos inservíveis instalados em postes e torres localizados nas vias e logradouros públicos, sendo utilizada como norte a Lei Ordinária nº 3178/2021 e a Lei Complementar nº 189/2023”, explica o vereador.
Histórico
Essa não é a primeira vez que a Câmara de Guarapuava se debruça sobre o tema. No passado, já houve reuniões, conversas com a população e tentativas de interlocução com empresas de telecomunicações. Esses esforços renderam as duas legislações citadas pelo vereador.
Em 2021, foi aprovada a Lei Ordinária 3178, de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT), que dispõe sobre essa remoção. Já em 2023, a Lei Complementar 189, assinada por Nego Silvio (PL), inseriu a obrigatoriedade de remoção no Código de Posturas de Guarapuava.
Serviço - Audiência Pública sobre Remoção de Dispositivos Inservíveis
Data: Quarta-feira, 21 de maio
Horário: 19 horas
Local: Câmara de Guarapuava
Transmissão: TV Câmara e YouTube da Câmara de Guarapuava - https://www.youtube.com/c/CâmaraMunicipaldeGuarapuava