Câmara de Guarapuava propõe carta-manifesto para acelerar desenvolvimento regional
A Câmara de Guarapuava está mobilizando vereadores de mais de 20 municípios para assinar uma carta-manifesto em defesa do desenvolvimento regional. O documento, que reúne propostas estratégicas para acelerar o crescimento econômico e social da Região Central do Paraná, será entregue às principais lideranças políticas do estado nesta quarta-feira (01/10), durante a Assembleia Legislativa Itinerante, que acontece às 18h no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
A iniciativa busca consolidar um Plano de Desenvolvimento Regional de longo prazo, com horizonte mínimo de 30 anos, que garanta infraestrutura, atração de investimentos, inovação e qualidade de vida. Entre os pontos centrais, está a criação de um Hub Logístico Regional, aproveitando a posição geográfica estratégica de Guarapuava no centro do estado.
Acesse a carta na íntegra (clique aqui)
Propostas para o desenvolvimento regional da Região Central do Paraná
As reivindicações listadas no documento contemplam diferentes áreas de infraestrutura, economia e inovação:
-
Estudos de viabilidade para o Hub Logístico Regional: contemplando rodovias, ferrovia, aeroporto, aspectos sociais e a participação dos municípios.
-
Duplicação da BR-277, PR-170 e PR-466: de forma integrada a um plano regional, evitando investimentos isolados.
-
Ferrovia de última geração: assegurando a inclusão de Guarapuava e da região na Nova Ferroeste, com traçado moderno e eficiente.
-
Aeroporto Regional: construção de um novo terminal aéreo com capacidade para aviões de passageiros e cargas, em ponto estratégico para toda a região.
-
Plano Regional de Desenvolvimento Econômico: em parceria com universidades e órgãos do Governo do Estado, visando retenção de profissionais, atração de investimentos e valorização do conhecimento local.
-
Criação de um Comitê Permanente de Desenvolvimento Regional: para dar sustentação, acompanhamento e encaminhamento às propostas.
Integração regional
O presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB), destacou a importância da união entre municípios. Durante a sessão desta terça-feira (30/09), ele reforçou o convite aos parlamentares para assinarem o documento.
“É um manifesto em defesa da implantação de um projeto de desenvolvimento integrado, centrado na criação de um hub logístico moderno, estratégico e de longo prazo para a macrorregião de Guarapuava. O projeto visa fortalecer a ciência, tecnologia, inovação, geração de oportunidades e qualidade de vida”, afirmou.
O documento segue aberto para novas adesões de vereadores de toda a região e será formalmente apresentado às autoridades durante a programação da Assembleia Itinerante, que faz parte do Paraná Faz Ciência 2025.
Serviço – Assembleia Itinerante em Guarapuava
A Assembleia Itinerante, organizada pela Assembleia Legislativa do Parná, integra o Paraná Faz Ciência 2025, evento organizado pela Unicentro.
Data: Quarta-feira (01/10)
Horário: 18h
Local: Centro de Eventos Cidade dos Lagos – Guarapuava