Câmara aprova em 2ª votação projeto que inclui o termo "Vereadora" no Dia do Legislativo Municipal
Na sessão ordinária realizada na última terça-feira (26/05), a Câmara de Guarapuava aprovou, em 2ª votação, o Projeto de Lei Ordinária (L) 178/2025, de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT). A proposta altera a Lei Municipal nº 1/1980 para incluir o vocábulo "Vereadora" na denominação oficial do Dia do Legislativo Municipal, que passa a ser chamado “Dia do Vereador e da Vereadora de Guarapuava”, comemorado anualmente em 09 de abril.
A votação aconteceu com o placar de 11 votos favoráveis e 10 contrários. O texto segue agora para a sanção do Executivo.
Representatividade feminina na Câmara de Guarapuava: o que muda com a nova lei
A alteração atualiza tanto a ementa quanto o artigo 1º da Lei Municipal nº 1 de 1980, adequando a linguagem da norma aos princípios da equidade e inclusão. Segundo a justificativa do projeto, a mudança reflete a realidade atual da representatividade feminina no Poder Legislativo Municipal de Guarapuava, muito diferente do cenário de 1980, quando a lei foi editada e apenas uma mulher ocupava assento no parlamento.
A Câmara de Guarapuava foi fundada em 1853 e a primeira mulher eleita para o cargo de vereadora na cidade foi a senhora Carmem Izidoro, na 31ª Legislatura, em 1977, 124 anos após a criação da Casa.
Histórico de vereadoras em Guarapuava
Após o feito pioneiro de Carmem Izidoro em 1977, a presença feminina no Legislativo sofreu um hiato de duas legislaturas consecutivas sem a eleição de mulheres. Somente em 1993, Marli Rosa foi eleita, retomando essa representação. Em 1997, duas mulheres conquistaram assentos na Câmara: Maria Magdalena Nerone e Almira Rosa Eidam Angeluci.
Na legislatura de 2001, permaneceram duas representantes: Maria José Mandu e Maria Magdalena Nerone. Em 2005, apenas Maria José Mandu foi reeleita. Em 2006, a suplente Neuzi Gonçalves do Nascimento assumiu uma cadeira temporariamente. Em 2009, Eva Scharan foi eleita e Maria José Mandu retornou. Em 2013, continuaram na vereança Maria José Mandu e Nerci Aparecida Guiné. Na legislatura de 2017, foram eleitas Maria José Mandu e a Professora Terezinha.
Em 2021, 168 anos após a fundação da Câmara, atingiu-se um marco inédito com a eleição de quatro vereadoras: Professora Terezinha, Cris Wainer, Professora Bia e Bruna Spitzner. Em 2024, a suplente Rosângela Virmond — atual vice-prefeita — assumiu temporariamente, elevando para cinco o número de mulheres atuando simultaneamente na Casa. Na legislatura atual, a Câmara de Guarapuava mantém quatro vereadoras: Professora Terezinha (PT), Cris Wainer (PT), Professora Bia (PV) e Rita Felchak (MDB).
Projeto valoriza avanços da participação feminina
Na justificativa do Projeto de Lei (L) 178/2025, a vereadora Professora Terezinha (PT) destaca que a inclusão do vocábulo "Vereadora" na lei "faz-se necessária para resgatar e valorizar o avanço da participação das mulheres" no espaço legislativo.







