Aviso de Pauta - Audiência Pública em Curitiba discute situação do Hospital Regional

por Imprensa publicado 13/04/2023 16h50, última modificação 25/05/2023 18h43
Articulação entre o Poder Legislativo Municipal e Estadual foi essencial para o evento

Hospital Regional é tema de Audiência Pública. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A situação do Hospital Regional em Guarapuava vem sendo motivo de desgosto para a população e de preocupação para o Poder Legislativo.

A iniciativa surge após uma articulação entre as vereadoras Prof.ª Bia (MDB), Cris Wainer (PT), Professora Terezinha (PT), o presidente Pedro Moraes, e o deputado estadual Requião Filho (PT).

Segundo Profª Bia, a expectativa é que a audiência conte com representantes de toda a região de abrangência do Hospital. “Estamos em contato com os deputados estaduais de Guarapuava para convidá-los e também esperamos contar com a presença de prefeitos e vereadores de demais cidades incorporadas à 5ª Regional de Saúde”, explicou a vereadora.

O Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, ressaltou a necessidade desse tipo de diálogo. “Estaremos lá participando da Audiência Pública que vai debater o Hospital Regional. É muito importante para esta casa estar presente debatendo com os deputados da nossa região”, completou.

População pode participar

A participação é aberta a toda população. Os interessados em fazer parte da Audiência Pública que não puderem ir até Curitiba podem enviar perguntas clicando aqui. Os questionamentos podem ser enviados até às 17:30 do dia 17/04.

Hospital atende de portas fechadas

Atualmente o Hospital Regional recebe pacientes apenas pela Central de Leitos, estando fechado para o fluxo direto de pacientes. Essa característica acaba sobrecarregando todo o sistema de saúde local. Atualmente, Guarapuava conta com apenas dois outros hospitais.

O tema vem sendo recorrentemente abordado no plenário do Poder Legislativo Municipal. Os vereadores cobram medidas do Governo do Estado para a abertura efetiva do Hospital Regional. Além disso, pede-se que seja atendida a promessa de que lá fosse um centro de atendimento especializado em Ortopedia e Traumatologia, bem como servisse de hospital-escola para os alunos de medicina da cidade.

Serviço - Audiência Pública para debater a situação do Hospital Regional

Local: Auditório Legislativo (CCJ) - Assembleia Legislativa - Pça. Nossa Senhora Salete, s/n. Curitiba, PR

Data: 18/04/2023

Horário: 09hrs