Audiência pública debate criação de vagas rápidas para motoboys

por Imprensa publicado 21/09/2023 15h55, última modificação 21/09/2023 15h55
Com participação de representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, e membros da categoria, propostas para controlar multas de estacionamento foram discutidas
Audiência pública debate criação de vagas rápidas para motoboys

Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

Em mais um exemplo da sociedade se articulando com seus representantes eleitos, em busca de solucionar suas demandas, o Poder Legislativo recebeu nesta quarta-feira, 20/09, uma audiência pública. Convocada pela Profª Bia (MDB), o encontro tinha por objetivo ouvir motoboys e entregadores da cidade e estudar possíveis soluções.

Surgida como um dos encaminhamentos de uma reunião inicial na última semana, o evento teve a participação de trabalhadores do ramo, vereadores, assessorias e um representante do Executivo. Entre os parlamentares, além de Profª Bia (MDB), marcaram presença Paulo Lima (Podemos), Professora Terezinha (PT) e Cris Wainer (PT). A Prefeitura foi representada por Leandro Kaminski, Assessor de Assuntos Institucionais da Secretaria Executiva.

Ocupando lugar na mesa diretiva como representante dos motoboys e entregadores, Jerônimo Augusto Ribas Zanini, comentou que o principal problema enfrentado por eles é a realização de entregas no perímetro central de Guarapuava. “Temos dificuldade em estacionar nossas motos para poder realizar nosso trabalho”, contou. Ele mencionou a ideia de vagas rápidas para as entregas, também iniciada na reunião inicial da semana anterior.

“Outra coisa que podemos pedir também é uma conscientização maior da população com seus números de residência apagados, ou com o número que está fora da sincronia da rua”, acrescentou Jerônimo.

Reivindicações legítimas

Presidindo a audiência pública, Profª Bia (MDB) ponderou sobre as articulações que vêm sendo traçadas entre a classe, os vereadores e a Prefeitura. “O mérito é de vocês, estamos aqui simplesmente estreitando o caminho e construindo pontes entre o poder público e a população”. Além disso, a vereadora agradeceu ao Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, pela abertura de espaço para que os assuntos dos motoboys fossem tratados.

Já Professora Terezinha (PT) elogiou a iniciativa dos entregadores em se reunirem e buscarem as mudanças necessárias. “É pela organização, de modo coletivo, que vocês irão avançar pelos direitos”. A vereadora também reconheceu a precariedade da profissão e a necessidade de regulamentação para a classe.

O presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Segurança Pública e Trânsito do Poder Legislativo, Paulo Lima (Podemos), reforçou que já existe uma minuta para o Projeto de Lei do Executivo que regulamenta as vagas rápidas para entregadores. “O texto pode ser, hoje, melhorado, acolhendo as demandas que vocês apresentarem”, ponderou.

Cris Wainer (PT) , relatora da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Segurança Pública e Trânsito do Poder Legislativo, reforçou o compromisso dos vereadores em ouvir os interesses da população. “Nós, enquanto os representantes da população responsáveis por leis e fiscalização das leis, temos o entendimento de que é preciso ouvir a parte interessada. Nada adianta propor um Projeto de Lei, se não conhecermos a realidade de vocês”, refletiu.

Encaminhamentos

Como resultado da audiência pública, a minuta para o Projeto de Lei das vagas rápidas deve ser mais detalhada, considerando o que foi levantado pela classe. Além disso, o Executivo deve discutir com a Secretaria de Trânsito (Setran) detalhes para regular o direito a ser criado. Nesse sentido, a ata da audiência também será encaminhada para a Setran

“Vamos dar prosseguimento e vamos fazer o mais rápido possível, para que vocês possam ter essas vagas e parem de tomar essas multas. Para poder trabalhar e sustentar as famílias de vocês. Estamos cumprindo o nosso papel aqui, que é de atender vocês”, comentou Profª Bia.

Além disso, outro encaminhamento será o levantamento de informações a respeito de dúvidas que foram expostas durante o encontro ao representante do Executivo, Leandro Kaminski. A ideia é que essas respostas sejam entregues aos participantes o quanto antes.