Alac empossa nova diretoria e quatro novos membros em cerimônia solene
Na noite de sexta-feira (28/11), uma cerimônia marcou a posse oficial de quatro novos membros da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Os novos acadêmicos receberam o diploma das mãos da presidente da Alac e ex-vereadora, Maria Magdalena Nerone.
Entre os novos academicos está a vereadora Rita Felchak (MDB), que possui extensa trajetória ligada à arte em Guarapuava, tendo sido, inclusive, a primeira secretária de Cultura do município.
Vereadora Rita Felchak celebra posse na Academia de Letras de Guarapuava
A parlamentar e mais nova integrante da Alac demonstrou emoção ao ser empossada na cadeira número 30, que tem como patrono Benjamin Cardoso Teixeira e foi fundada por Murilo Walter Teixeira. Ela destacou que a conquista representa um reconhecimento de sua trajetória e um compromisso renovado com a cultura da cidade.
"Muitas pessoas me ajudaram a ter esse reconhecimento. Isso nos dá ainda mais certeza que estamos no caminho certo e que precisamos trabalhar ainda mais. Essa é uma missão, um compromisso com a cultura, com a história, com a nossa cidade, é uma honra estar aqui”, refletiu Rita Felchak.
Novos acadêmicos da Alac
Foram diplomados na solenidade:
-
Cadeira nº 03 – Ana Amélia Nerone Araujo – Patrono Diogo P. de Azevedo Portugal – Fundadora Gracita G. Marcondes
-
Cadeira nº 20 – Fábio Hernandes – Patrono Belmiro Sebastião de Miranda – Fundador Paulo Ernesto Siqueira Martins
-
Cadeira nº 01 – Marcela Mendes – Patrono Antonio Ruyz de Montoya – Fundadora Terezinha Aguiar Vaz
-
Cadeira nº 30 – Rita Felchak – Patrono Benjamin Cardoso Teixeira – Fundador Murilo Walter Teixeira
Posse da nova diretoria e prestação de contas
A nova diretoria da Alac também foi oficialmente empossada na solenidade. Além do ato formal de recondução da presidência, houve a prestação de contas e apresentação do relatório do último mandato.
Ao assumir novamente a presidência, Maria Magdalena Nerone demonstrou gratidão e senso de responsabilidade. "Continuamos emprestando e servindo com os anos que nós restam nessa caminhada do bem. Porque caminhar é preciso e fazer o bem é imperioso. É com profunda emoção e com sentido de dever parcialmente cumprido que assumo essa responsabilidade que me foi conferida", afirmou.
Magdalena Nerone também lembrou das contribuições e parcerias com a Câmara de Guarapuava nos últimos anos, destacando a destinação de emendas impositivas à Alac. Três vereadores devem destinar recursos à instituição no orçamento de 2026.
A cerimônia da Alac teve ainda a outorga da medalha Fortim Atalaia à doutora Edni Andrade Arruda, advogada.
Alac promove valorização da cultura
O presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes (MDB), participou da mesa de autoridades da cerimônia. Ele destacou a alegria de celebrar a posse dos novos membros da Alac e lembrou que a instituição vem fazendo um trabalho de valorização da cultura e do conhecimento em Guarapuava.
"É também um orgulho ver a vereadora Rita Felchak, minha amiga e colega de Câmara assumindo uma cadeira. Uma pessoa que sempre foi ligada à cultura, à arte, e agora a Alac ganha ainda mais com a sua presença", completou.
Também estiveram presentes as vereadoras Professora Terezinha (PT) e Profª Bia (PV).









