Ações de educação e cidadania trazem alunos ao Poder Legislativo

por Imprensa publicado 27/10/2023 18h12, última modificação 27/10/2023 18h12
Turmas de duas instituições de ensino diferentes visitaram a Câmara para aprender mais sobre a democracia, administração pública e a divisão dos poderes
Ações de educação e cidadania trazem alunos ao Poder Legislativo

Escola Municipal Benedita dos Santos esteve na Câmara na quinta-feira, 26/10. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação

A semana movimentada no Poder Legislativo de Guarapuava, que recebeu centenas de visitantes em eventos diferentes, se encerrou com ainda mais irreverência. Isso acontece porque alunos do 3º ano da Escola Municipal Benedita dos Santos e da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus realizaram visitas técnicas na quinta e sexta-feira 26 e 27/10.

Na Câmara, os alunos conheceram a estrutura, acompanharam conteúdos voltados à atividade do legislativo, tiraram dúvidas e até ocuparam os lugares dos vereadores do plenário. Além de conhecimento, o intuito é que essas visitas promovam a aproximação das crianças com o que se passa na política, gerando interesse e familiaridade com o tema quando crescerem.

Apesar das instituições diferentes, o objetivo da visita era o mesmo. Os alunos puderam ver na prática o que estava sendo trabalhado em sala de aula. Acontece que a Administração Pública é parte do currículo pedagógico das turmas de 3º ano. Por isso, além da Câmara, as visitas passaram também na Prefeitura.

Prática de cidadania

A Escola Santa Teresinha do Menino Jesus visitou a Câmara na sexta-feira, 27/10. Foto: Anderson Sant'Ana/Diretoria de Comunicação.

Para Tricia Rodrigues Leutner Felchak, coordenadora pedagógica do Fundamental I da Escola Santa Teresinha, o objetivo de consolidar na prática o que foi trabalhado pelos alunos em sala de aula foi atingido. “Acho que deu para eles sentirem, são crianças de 8 anos, então já ter esse contato, entender um pouquinho do que é a política, do que são os Poderes dentro do município, acho que isso faz toda a diferença e faz com que eles vejam na prática aquilo o que é que eles estudaram em sala”, refletiu.

A professora Daniela Zerzotti, da Escola Benedita, também viu como bastante proveitosa as atividades por dá sentido ao que é falado em sala de aula. “Eles começam a ter noção de que aquilo que a gente fala existe de verdade. Que aquilo é que a nossa história existe de verdade. Então, por isso que tem essa importância, eles verem que podem, como ali fizeram seus pedidos e fizeram essas ações”, relembrou. Parte das dinâmicas envolvidas no dia, mostrava quais os caminhos o cidadão pode tomar para resolver demandas pontuais em seu cotidiano, e como o vereador pode ajudar.

Quem recebeu os alunos nas duas oportunidades foi a vereadora Profª Bia (MDB), ela foi acompanhada pelos colegas Profº Saulo (Republicanos) e Cezinha Malusa (Podemos), que também passaram conversar com as crianças.

Guarapuava do Futuro

Durante as visitas, os alunos tiveram contato com os materiais e as dinâmicas que serão utilizadas no programa Guarapuava do Futuro. A iniciativa é uma parceria entre Legislativo e Executivo e irá receber alunos para visitas guiadas à Câmara e à Prefeitura.

Para saber mais informações e indicar que deseja participar do Guarapuava do Futuro, os docentes, pedagogos ou diretores podem entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1197 ou pelo e-mail programaguarapuavadofuturo@guarapuava.pr.gov.br.